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No universo da comunicação, as mulheres têm desempenhado papéis cruciais, conquistando reconhecimento e influência em diversas esferas. Profissionais inspiradoras, elas influenciam positivamente a sociedade, utilizando suas vozes para promover mudanças, liderar e inspirar. Selecioamos 10 mulheres que estão moldando e definindo as tendências do seu setor por meio da comunicação.

Flavia Kujawski


Flavia Kujawski é Diretora de Relacionamento da Iguatemi S.A. (Iguatemi), uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do Brasil. A executiva, que está há mais de 15 anos na empresa, mantém no seu dia a dia o relacionamento com grupos exclusivos de clientes e uma forte atuação e relacionamento com lojistas

Juliana Ferraz


Juliana Ferraz é impulsionadora do marketing nacional e projetos especiais, e uma das principais referências de networking do Brasil. Atualmente, ocupa a posição de sócia, junto à direção de novos negócios e de relações públicas da Holding Clube, maior grupo de marketing e experiências entre marcas e consumidores do Brasil, responsável pelos projetos proprietários do grupo e potencializando negócios da Agência Samba e Banco de Eventos.

A baiana também se posiciona em suas redes sociais dando voz a movimentos e pessoas que quebram padrões. Além disso, a executiva escreve sobre temas importantes e de impacto social, como empoderamento feminino, body positive, moda e lifestyle, o que lhe rendeu um evento proprietário, intitulado B.O.D.Y. (Body Open Define You).

Karla Marques Felmanas


Karla Marques Felmanas é vice-presidente do grupo Cimed, 3ª maior farmacêutica em volume de vendas do país. Com 30 anos de experiência no setor farmacêutico, a executiva ingressou em 2021 na lista das 20 mulheres de sucesso da Revista Forbes. No mesmo ano, decidiu abrir seu Instagram, que até então era privado, e começou a produzir conteúdos sobre o seu dia a dia na empresa, estilo de vida, moda, que é uma de suas grandes paixões, e, claro, saúde e bem-estar. Em menos de dois anos, Karla Cimed, como é conhecida devido ao seu usuário na rede, já conta com mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e quase 600 mil seguidores no TikTok, tornando-se um case de sucesso de empresária que usa as redes sociais como vitrine profissional.

Letícia Veloso, Silvia Vidigal Ramos e Taciana Veloso


Taci Veloso, Sussu Ramos e Lelê Veloso transformaram a Index em uma culture agency, um ecossistema potente de comunicação com soluções integradas para criar estratégias inovadoras e resultados surpreendentes. Atualmente, cerca de 200 marcas fazem parte do portfólio – nas áreas de moda, lifestyle, negócios, cultura, beleza, saúde, design, influenciadores – com um time de 140 colaboradores nas áreas de relações públicas, planejamento, estratégia, marketing de influência, experiência, conteúdo e eventos que fazem a diferença.

Luana Genót


Luana é publicitária e foi bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras pela Capes na Universidade de Wisconsin – Madison nos Estados Unidos e, na época, chegou a atuar como voluntária na campanha de Barack Obama. Em 2019, lançou o livro “Sim à Igualdade Racial” que traz um recorte sobre a desigualdade racial dentro do mercado de trabalho no Brasil. Na obra, a executiva aborda a importância de falar sobre o assunto e buscar caminhos para enfrentar as questões raciais dentro das empresas, o que a inspirou para o lançamento do livro.

Luciana Wodzik


Luciana Wodzik é atualmente CBO (Chief Branding Officer) do Grupo Arezzo&Co, mas seu ingresso na empresa foge à regra: não foi com um currículo, mas como modelo de calce. Além de vestir os sapatos, acabava ajudando a vendê-los com o seu dom para comunicação, o que chamou a atenção de Anderson Birman, fundador do grupo. A mineira acredita que a paixão pelo varejo, moda e pessoas move seu sucesso, mas também lista características como ousadia, persistência e resiliência.

Patricia Lima


Patricia Lima é fundadora e CEO da Simple Organic, uma das principais marcas brasileiras de cosméticos com ingredientes orgânicos, veganos, naturais e cruelty free. Com uma atuação ativista sendo prioridade para a marca, a empresa tem investido cada vez mais em sustentabilidade, reforçando seu DNA de valorização e preservação à natureza.

Rachel Maia


Primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO no Brasil, Rachel Maia conta com passagens pelas presidências de empresas como Tiffany & Co Joalheria, Pandora, Lacoste Brasil e atualmente atua à frente de sua consultoria RM Consulting, atendendo a companhias como o grupo Carrefour, Comgás, Hering, JBS e XP Investimentos. Reconhecida como Great Place to Work Líder de Trabalho por 5 anos, Rachel também conquistou o Prêmio Personalidade do Ano, concedido pela Exame Melhores e Maiores. A executiva ainda é conselheira da CVC e Vale, além de presidente do Pacto Global da ONU.

Sandra Chayo


Sócia-diretora do Grupo Hope, empresa líder e referência no segmento de moda íntima, beachwear e fitness no Brasil, Sandra Chayo é formada em arquitetura pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Entre seus grandes cases estão o ingresso no franchising, com a criação da primeira franquia da HOPE em 2005; a estreia de um dos primeiros e-commerce’s de varejo de moda do país, o reposicionamento da HOPE, que passou a estar nos bastidores da moda e a colocar a moda íntima como moda outwear. Sob a gestão de Sandra, a HOPE ganhou, em 2015, o WGSN Global Fashion Awards, premiação anual de tendências, sendo a única representante brasileira na ocasião. A empresária conquistou presença em espaços importantes como no Business of Fashion (BOF), Prêmio LVMH para mulheres empreendedoras, e na lista “20 Mulheres de Sucesso”, da Forbes (2022). Sandra também foi uma das juradas da 7ª temporada do programa Shark Tank Brasil.

Silvia Braz


Silvia Bussade Braz é uma das maiores influenciadoras brasileiras de grande notoriedade no país, focada em marcas de luxo. Também é uma grande empreendedora e comunicadora, influenciando mais de um milhão de seguidores em seu perfil do Instagram. Em pesquisa realizada pela Launch Metrics, Silvia é uma das cinco influencers mundiais com maior valor de impacto na mídia (MIV) em semanas de moda e também de alta-costura. Em 2023, foi a única brasileira no top 5 da semana de prêt-à-porter de Milão. Há quase 14 anos no mercado da influência, tornou-se um case de excelência, credibilidade e consistência no Brasil e no mundo.

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