Publicidade

Quando pensamos na arquitetura brasileira, diversos nomes surgem em nossa mente, seja por sua genialidade, estilo inovador, criatividade ou marca registrada que se tornou referência em seu país ou mundo a fora.

Dentre inúmeros profissionais renomados, os grandes arquitetos se destacam, pois, são capazes de se expressar de uma forma única e seu trabalho se converte em uma obra arquitetônica a ser compreendida e apreciada. O Brasil foi agraciado por nomes como: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi, que deixaram um legado na arquitetura brasileira e serviram de inspiração para a formação de profissionais renomados.

GLMRM selecionou escritórios de arquitetos que possuem talento de sobra e sensibilidade extrema para impactar e sensibilizar o público com seus projetos.

 

1 – ARCHILAB  – Karen Felix e Maira Rossi

Foto:

Mais do que espaços, o Archi.lab busca projetar experiências. Liderado por Karen Felix e Maira Rossi, um time jovem e criativo compartilha a busca permanente pelo desenvolvimento de projetos que desafiam as soluções óbvias. Com um olhar atento e curiosidade constante, a identidade da dupla se destaca na criação de projetos atemporais, que vão além das tendências e revelam uma relação duradoura entre os espaços e as pessoas.

Atuando em diferentes programas e escalas, desde 2011, o escritório desenvolve soluções para os segmentos residencial, comercial e corporativo. Além disso, possui o Lab.O, um braço do Arch.lab que atua na curadoria, branding para marcas e design de objetos e mobiliário.

A submarca se materializou da vontade de oferecer uma visão completa de design e produtos, ajudando marcas a encontrarem sua identidade e a materializá-la através do design e da arquitetura.

 

2 – Camanho Arquitetura – Fabiana e Marta Camanho

Foto-Rafael-Renzo

Nascido do sonho de duas irmãs, Fabiana e Marta Camanho, em proporcionar aos seus clientes uma experiência única ao planejar sua casa, o escritório atua em diversas áreas da arquitetura e do design de interiores, atendendo por completo as necessidades de cada projeto.

“Acreditamos na arquitetura como ferramenta potencial em qualidade de vida. Desenvolvemos projetos por completo, desde a obra, passando para interiores e finalizando com a decoração dos ambientes”, explica Fabiana.

A dupla pauta seus projetos na precisão e excelência, através de ambientes sofisticados, práticos e versáteis, que encantam quem visita cada empreendimento.

As profissionais inovam quando o assunto é consultoria e oferecem curadoria  de móveis, tecidos e acabamentos. Além de desenharem e criarem móveis únicos, com personalidade, deixando cada projeto especial. Buscando sempre interpretar para representar, com empatia, inovação, técnica e experiência.

 

3 – Estúdio Pluri – Eleonora Veschi, Beatriz Pereira Almeida e Luiz Henrique Lourenço

Criado pelos arquitetos Eleonora Veschi, Beatriz Pereira Almeida e Luiz Henrique Lourenço, o Estúdio Pluri pode ser considerado um prodígio no segmento de arquitetura e decoração. Com foco nos projetos de alto padrão, residenciais, comerciais e corporativos, em menos de três anos de atuação, o escritório já assinou e entregou mais de 60 trabalhos autorais de tipologias e metragens diferentes, tendo como premissa a criação de espaços que são a expressão única de quem os habita e que refletem os valores e aspirações dos proprietários.

 

4 – Estúdio Tupi – Aldo Urbinati e Andrea Vosgueritchian

Estudio Tupi é um escritório de arquitetura e design, dos arquitetos Aldo Urbinati e Andrea Vosgueritchian, com duas décadas de experiência. Nasceu em São Paulo, mudou-se para Londres de 2007 a 2016 e voltou à sua cidade de origem. O escritório trabalha com edifícios construídos e projetos, ao mesmo tempo que se dedica à ficção e a objetos fantásticos.

Grandes marcas de luxo de moda como NK Store Haddock Lobo, NK Store VillageMall, no Rio de Janeiro e também da NK em Recife, dentro do shopping RioMar estão no portfólio do escritório, assim como a loja Sauer de Ipanema, Adriana Degreas, Ara Vartanian, Natura, entre outros.

Tupi tem projetado desde suportes para garrafas de vinho a grandes edifícios; dedica-se a ensinar e a escrever livros assim como opera em canteiros de obra e obras de arte. Essa abordagem multifacetada é equilibrada com uma relação calma e dedicada com cada projeto.

 

5 – Fernanda Marques

Fernanda Marques é um dos principais nomes em atuação no cenário nacional e, mais recentemente, internacional. A profissional segue a mesma linha conceitual que caracterizou seus anos de formação: o exercício integrado das várias disciplinas. Arquitetura, Interiores e Design de Produto estão entre as áreas de atuação de seu escritório e em todas elas, existe a manutenção de um único estilo: limpo e contemporâneo, sintonizado com o melhor da arte e do design internacionais.

Seja em casas paradisíacas à beira-mar ou em grandes empreendimentos imobiliários, Fernanda permeia em projetos de residências de Malibu e Barbizon, São Paulo, Nova York, Miami, Londres e Lisboa. É possível apreciar seu trabalho em showrooms para conceituadas grifes, como os de Ermenegildo Zegna, John John e L’Occitane. Ao longo da última década, o escritório conquistou dezenas de prêmios, entre eles, A’ Design Awards, Americas Property Awards, iF Awards, IDA Design, RDI – Retail Design, Acquisition International Awards (global excellence awards), Acquisition International Awards (the voice of modern business), Latin and South America Business, Master Real State Estate Award, New Word Report 2020 Awards – South America Business e Design & Build Awards.

 

6 – Guilherme Torres

Foto: Ale Ruaro

Uns dos arquitetos brasileiros mais premiados e prestigiados de sua geração, Guilherme Torres se define como um artista, uma figura inquieta. Da arquitetura ao design, da identidade visual à cenografia. Seu trabalho equilibra uma rigorosa estética contemporânea a um irreverente design de interiores, marcados por sua produção de mobiliário autoral.

Em 2001 fundou seu escritório de arquitetura em Londrina, Paraná, que foi transferido para São Paulo uma década depois. Guilherme acumula uma infinidade de publicações, e mais de 50 premiações internacionais, dentre elas: Architecture Masterprize, World Architecture Festival, e outros mais. Conquistou a mídia internacional com o Mangue Groove, uma instalação artística encomendada pela Swarovski para a Design Miami 2013. Eleito pela Coveted Magazine como um dos 100 maiores designers de interiores do mundo, atua também como diretor criativo da Nos Furniture, sua empresa de mobiliário, e possui três livros publicados: The Endless Book, Color Me e Bad Ideas.

Curiosidade é a ferramenta imaterial que dá forma ao seu trabalho, transformando suas experiências em fontes potenciais de inspiração. Sua paixão pela descoberta e pela inovação balizou os rumos de seus trabalhos, marcados pelo emprego de técnicas inovadoras em construção civil, aliadas ao emprego da sustentabilidade como filosofia de trabalho.

 

7 – Isay Weinfeld

Isay Weinfeld nasceu na cidade de São Paulo, em 1952. Formou-se em Arquitetura pela Universidade Mackenzie e se tornou um dos mais emblemáticos arquitetos contemporâneos, autor de inúmeros projetos, residenciais, comerciais e institucionais, em todo o mundo.

O arquiteto busca sua inspiração em livros, músicas, teatro e cinema, acreditando na multidisciplinaridade como principal impulsionadora da criatividade. O despertar das sensações é a característica mais forte e o espírito comum de suas obras minimalistas, perfeitamente construídas com sofisticação.

Autor de obras icônicas, Isay tem em seu portfólio projetos como os prédios para a incorporadora Idea!Zarvos, como o premiado 360º – o projeto venceu as categorias residencial e geral do MIPIM AR Future Projects Awards. O prêmio é oferecido por umas das revistas de arquitetura mais prestigiadas do mundo, a inglesa Architectural Review. O arquiteto também é autor da Casa Cubo, Livraria da Vila, Havaianas no bairro dos Jardins, entre outros.

 

8 – Studio AG – Amanda Castro e Giovana Giosa

Fundado em 2013, o Studio AG é liderado pelas arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa. A dupla talentosa foi vencedora do Winner Paris Design Awards 2023, pelo projeto do apartamento VMS.  Foram premiadas no IF Design Awards, em 2020, com a GGL House, o mesmo projeto que em 2019 foi um dos finalistas no World Architecture Festival, em Amsterdã.

Para Giovana, os projetos que carregam significado são lugares mais leves e felizes. “Projetos conectados com novos hábitos e tendências estão preparados para os novos tempos”. Com atuação em todas as regiões do país, as arquitetas investem na criatividade e na inovação.

E por isso seus projetos estimulam o olhar com diferentes texturas e volumetrias, compartilhamento, integração e tecnologia que passam a ter cada vez mais relevância nos dias atuais. “Na arquitetura contemporânea a realidade é a protagonista – as pessoas devem poder traduzir sua identidade na forma de viver e trabalhar”, explica Amanda.

 

9 – Studio MK27 – Marcio Kogan

Marcio Kogan é arquiteto e cineasta, diretor fundador do conceituado Studio MK27. Nasceu na caótica cidade de São Paulo e formou-se em 1976 pela FAU-Mackenzie. Filho do engenheiro Aron Kogan, que se tornou conhecido nos anos 50 e 60 por projetar e construir grandes edifícios em São Paulo, como o Edifício São Vito e o Edifício Mirante do Vale.

Kogan demonstra em seus projetos, a grande influência da arquitetura modernista brasileira e os elementos que remetem a ela podem ser percebidos em vários de seus projetos. Atualmente, é um dos arquitetos mais reconhecidos nacional e internacionalmente. Além da trajetória no Brasil, ele conta com projetos no Uruguai, Chile, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Suíça e Índia, entre outros países.

Entre seus projetos de destaque, estão Casa Goldfarb; Edifício Metrópolis; Casa Gama Issa; Hotel Fasano; Livraria Cultura Iguatemi; Casa Rocas (2012, Chile) e muitos mais. Kogan soma mais de duzentos prêmios em sua carreira: Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); Leaf Awards e título de membro honorário do American Institute of Architects (AIA).

 

10 – Ticiane Lima

Considerada uma das expoentes da nova geração de profissionais de arquitetura e design do País, Ticiane Lima tem uma trajetória de mais de 10 anos à frente do escritório que leva o seu nome. Os inúmeros projetos residenciais e comerciais desenvolvidos por Ticiane, têm como premissa a paixão por dar vida aos espaços, em projetos que trazem uma linguagem contemporânea e ampla, além de trabalhar elementos sofisticados, humanizados e de alta qualidade.

Seu projeto Loft (IN)TERNO, espaço criado pela arquiteta para CASACOR São Paulo 2023, foi vencedor na categoria Melhor Loft no Prêmio Veja São Paulo de Melhor Ambiente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 18 de Abril

Dia 18 de Abril

Paris em 3 tempos Vamos começar esta quinta-feira com o espírito já no final de semana, mergulhando em...

Instagram

Twitter