Publicidade
Joe Biden
Foto: Gage Skidmore from Peoria, AZ, United States of America, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Tá rolando um clima de ciumeira nos bastidores da organização do funeral de estado de Elizabeth II, o mais importante dos últimos cem anos e também o acontecimento que promete entrar para a história como aquele que mais reuniu chefes de estado em um único lugar, na próxima segunda-feira (19).

Conforme GLMRM contou na última terça-feira, líderes mundiais de todos os cantos do planeta estão se acotovelando por um convite para testemunhar in loco o ofício fúnebre da mãe do agora rei Carlos III, e os que receberam a honraria foram aconselhados a enviarem suas comitivas para Londres em voos comerciais e, se possível, se juntarem a elas, a fim de evitar o congestionamento nos aeroportos da capital da Inglaterra e, de quebra, reduzirem suas pegadas de carbono.

O problema é que Joe Biden, por exemplo, que já confirmou sua presença na cerimônia de despedida da monarca que por mais tempo vestiu a coroa de rainha do Reino Unido, mandou avisar de pronto que não seguirá a orientação e que não apenas desembarcará em terras britânicas de seu Air Force One como também será conduzido por lá a bordo de seu impenetrável e superblindado Cadillac One. O carro oficial é usado por onde quer que seja pelo presidente dos Estados Unidos e conhecido no país como “The Beast” (“A Besta”), em razão de seu porte e visual imponentes.

Biden acabou deixando outros colegas de cargo de outras nações enciumados, uma vez que a eles será disponibilizado pelo governo britânico um ônibus que os levará de uma locação desconhecida na qual todos se reunirão previamente até a Abadia de Westminster, cujo status de “Royal Peculiar” a torna um local de jurisdição direta daqueles que nela são coroados, e por consequência poderá deixá-los “mal na foto” para seus governados.

Craques em diplomacia, os integrantes do governo britânico que tratam dessas questões de egos inflados por enquanto estão contornando bem a situação, mas já teve chefe de estado que ameaçou desistir de ir ao funeral em protesto ao suposto privilégio dado ao morador da Casa Branca. Mas também só ameaçou, porque levar a cabo a ameaça mesmo, nada.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter