Publicidade
Sapiosexual
Foto: GettyImages

Hoje, 6 de setembro, é comemorado o Dia do Sexo! Humm… Todo ano, GLMRM traz dicas para passar esse dia sexy da melhor maneira possível. Desta vez, preparamos um dicionário com os “novos” termos relacionados à sexualidade que, apesar de estarem se popularizando, ainda podem confundir nossas mentes.

Hoje em dia, a sexualidade é vista como um espectro. Conhecer a nova terminologia auxilia na compreensão das várias maneiras com que as pessoas navegam por essa parte sensual da vida. É importante lembrar que sexualidade ou orientação sexual não tem a ver com sexo biológico ou identidade de gênero, ela é definida pela atração romântica e erótica.

1 – Alotropossexual 

O termo é relativamente novo e se refere a pessoas cuja principal atração é por indivíduos transgêneros ou não-binários. Ceterossexualidade é outra palavra que se refere a este tipo de interesse sexual.

2 – Androssexual 

Pessoas assim são atraídas pela masculinidade, independente do gênero ou sexo biológico. É a atração pela expressão e características masculinas em qualquer corpo.

3 – Assexual 

Indíviduos que se identificam como assexuais têm pouco ou quase nenhum desejo de contato sexual. Algumas pessoas assexuais podem apresentar desejo por romance e ter relacionamentos independente do sexo.

4 – Bi-curioso

Uma pessoa bi-curiosa tem um histórico heterossexual, porém está considerando ou se encontra curiosa a respeito de atividade sexual com outra pessoa de gênero diferente de seus parceiros anteriores.

5 – Demissexual 

Essa pessoa costuma sentir atração sexual apenas depois de formar um laço emocional com alguém. Dificilmente os demissexuais se sentem imediatamente motivados por aparência. É preciso que exista uma conexão mais forte e profunda.

6 – Sexualidade Fluida

Aqueles que consideram que a sexualidade não é imutável, e sentem que ela vai mudando com o passar do tempo.

7 – Grayssexuais ou cinzassexuais

Pessoas que se enquadram nesta categoria não chegam a ser assexuais, porém tendem a ter menos atração sexual que a média. O sexo para eles não é frequente, mas pode acontecer. O tesão, no entanto, costuma ser baixo. As razões para ter interesse pelo ato sexual costumam ser bastante específicas para esses indivíduos.

9 – Gynossexual 

São pessoas que se atraem pela expressão feminina, sem importar o gênero e sexo biológico do ser humano que tem tais características.

10 – Pansexual 

O pansexual sente atração por pessoas, independente do gênero ou orientação e identidade sexual do outro.

11 – Polissexual 

Aqui falamos de pessoas que sentem atração por múltiplos gêneros e orientações sexuais. Não é o mesmo que poliamor! Nem sempre pessoas polissexuais têm relacionamentos poliamorosos. Eles apenas sentem atração por pessoas de diferentes sexualidades.

12 – Queer

Queer é um termo guarda-chuva que designa pessoas que não são heterossexuais nem cisgêneros.

13 – Sapiossexual 

Trata-se de quem que sente atração sexual com base na inteligência e não na orientação sexual ou gênero. Tanto pessoas LGBTQIAP+ quanto pessoas heterossexuais podem se identificar como sapiossexuais. Características físicas e outras qualidades podem até ter algum apelo para eles, mas a inteligência é a característica que mais contribui para o apetite sexual do sapiossexual.

E aí, em qual categoria você se encaixa?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 23 de Abril

Dia 23 de Abril

Hoje vamos com as noticias mais estilosas da primavera A França, esse querido país da moda e da...

Instagram

Twitter