Ambos com ascendência armênia, Cher, Kim Kardashian e Serj Tankian, vocalista do System Of a Down, têm usado suas poderosas vozes para defender o fim do conflito em Nagorno-Karabakh. Depois que o Azerbaijão declarou que havia reconquistado o controle sobre a república separatista, esta região virou palco de fortes tensões. Nesta segunda-feira (25), o governo da Armênia afirmou que cerca de 6,6 mil pessoas já deixaram a região.
A socialite publicou em sua conta na X (ex-Twitter) que “infelizmente, o potencial de genocídio dos armênios Artsakh/Nagorno-Karabakh é pior agora por causa dos ataques em grande escala do Azerbaijão contra a população civil após meses de bloqueio e fome. Apelamos ao governo dos EUA e à comunidade internacional para que intervenham imediatamente para evitar um desastre humanitário”, escreveu.
We are sharing our recent Op-Ed again for background information. Sadly, the potential for genocide of Armenians Artsakh/Nagorno-Karabakh is worse now because of full-scale attacks by Azerbaijan on the civilian population after months of blockade & starvation. We appeal to the US… https://t.co/vwzrq2FQUY
— Kim Kardashian (@KimKardashian) September 20, 2023
Já Cher publicou um artigo no início do ano em parceria com o produtor Esrailian para a revista “Newsweek”, falando em limpeza étnica bárbara e de apagamento cultural. A cantora destacou que as atrocidades são galopantes na região enquanto o mundo permanece em grande parte silencioso sobre os crimes de guerra cometidos rotineiramente pelo regime militar do Azerbaijão.
“Prisioneiros de guerra foram abusados ou assassinados. Locais religiosos foram profanados e sistematicamente destruídos, e a liderança cleptocrática do Azerbaijão encorajou e celebrou essas violações com alegria. A doutrinação e o ódio contra os armênios são propagados em notícias e mídias sociais patrocinadas pelo Estado e a antipatia é até ensinada formalmente às crianças no Azerbaijão”, escreveu Cher.
O vocalista da banda americana System Of a Down, Serj Tankian, um dos mais ativos nas redes sociais em prol da causa, relatou que a falta de eletricidade, gás, comida e principalmente escassez de água já é uma realidade e afirmou: “Milhares de pessoas no aeroporto pedindo para serem evacuadas. É uma enorme catástrofe humanitária e que poderia ter sido evitada”, disse em um vídeo publicado no instagram.
Ver essa foto no Instagram
Na semana passada, dezenas de manifestantes armênios-americanos bloquearam um dos lados da autoestrada 101, perto do centro de Los Angeles, para chamar a atenção para a crise entre os países. A paralisação ocorreu depois que o Azerbaijão lançou ataques com foguetes, artilharia e drones no território armênio, matando civis, destruindo casas e fazendo com que dezenas de milhares de pessoas fugissem da região.
O grupo bloqueou o lado sul da rodovia enquanto desfraldava uma grande faixa que dizia: “Joe Biden, não nos ignore”. O presidente ainda não emitiu nenhum comentário sobre os artigos de opinião escritos por Kardashian, Cher e Esrailian.
- Neste artigo:
- Armênia,
- Cher,
- direitos humanos,
- Estados Unidos,
- joe biden,
- Kim Kardashian,
- Modo de Vida,
- Nagorno-Karabakh,