Foi na surdina e longe de estar pronto que o mega-iate de 127 metros de comprimento que o estaleiro Oceanco, da Holanda, está construindo por encomenda de Jeff Bezos deixou no fim da tarde dessa terça-feira (02) a principal fábrica da empresa em Alblasserdam, perto de Roterdã, rumo à outra em Greenport, distante pouco mais de 38 quilômetros da metrópole portuária holandesa.
Dias antes, moradores de Alblasserdam ameaçaram invadir a unidade fabril do Oceanco em sua vizinhança só para atirar ovos na embarcação batizada “Y721”, e que custou ao fundador e chairman da gigante do e-commerce Amazon US$ 500 milhões (R$ 2,6 bilhões).
A ira do povo de Alblasserdam tem a ver com um pedido que o Oceanco, um dos maiores construtores de iates do mundo, fez às autoridades de lá para desmontar uma ponte de ferro centenária que fica entre o caminho de acesso ao mar do gigante naval, e pelo qual o “Y721” não passaria. O próprio Bezos chegou a se oferecer para bancar os custos de toda a empreitada, que foi prontamente negada.
O que restou foi tirar o brinquedinho marítimo do centibilionário de Alblasserdam inacabado e sem as estruturas que tornam seu tráfego em águas rasas complicado – o que foi, curiosamente, providenciado por volta das 17h de terça, um horário bem calmo nos arredores da cidade. Dessa forma, a tal ponte escapou de ser desmontada, o “Y721” se livrou de tomar uma chuva de ovos e Bezos, enfim, conseguiu evitar que toda a confusão causasse ainda mais danos à sua imagem.
Abaixo, um vídeo que mostra o “Y721” sendo retirado da fábrica do Oceanco em Alblasserdam:
- Neste artigo:
- Holanda,
- Jeff Bezos,
- mega-iate,
- protesto,