Serra da Mantiqueira + Matueté
Foto: Caca Bratke/Divulgação

Destino natureza: uma lista de passeios pela Serra da Mantiqueira, entre o Rio de Janeiro e São Paulo

1 Compartilhamentos
1
0
0
0
0

Os últimos dois anos mudaram a forma como consumimos praticamente tudo em nossas vidas. A pandemia fez a sociedade mudar seus hábitos e isso inclui a forma de viajar. Uma das principais tendências que surgiram nesse novo momento são os passeios transformadores, aqueles que permitem reconexão pessoal, com a família e o meio ambiente.

Para quem gosta de estar em contato com a natureza, a dica é conhecer a Serra da Mantiqueira, que fica entre o Rio de Janeiro e São Paulo, com cachoeiras, montanhas, belas paisagens e cidades charmosas. GLMRM reuniu os melhores passeios para desbravar o destino.

Piquenique no jardim do O Chalé, em São Francisco Xavier

Aos pés das montanhas, em São Francisco Xavier, visite o café “O Chalé” para degustar as mais variadas guloseimas em uma charmosa casa no meio da mata. Mas, o mais legal por lá é que o espaço tem um jardim encantador, onde é possível fazer piqueniques com opção de café da manhã ou ainda um brunch acompanhado de vinho.

Massagem no spa L’Occitane do hotel Toriba, em Campos do Jordão

Este hotel elegante, arborizado e em estilo de chalé em Campos do Jordão dispensa apresentações. Mas quando passar por lá, não deixei de reservar um horário no spa. Mesmo quem não está hospedado no hotel, o SPA Toriba L´Occitane certamente é um dos melhores programas da cidade. Desde a entrada, você é envolvido por um aroma relaxante, com música suave, flores e arquitetura agradável que remete à região da Provence. Um dos destaques é o rotamburô, uma banheira escavada em rocha que embeleza e energiza ainda mais o ambiente.

Visitar as oliveiras da fazenda Oliq e provar as delícias produzidas ali

No alto da Mantiqueira, as fazendas Santo Antônio e São José do Coimbra cultivam oliveiras e processam os azeites extravirgens OLIQ. É possível passear pelo pomar, conhecendo as diferentes variedades de oliveiras de que é composto. As visitas envolvem tours guiados com degustação de azeites, o consumo de petiscos e bebidas, inclusive de um sorvete artesanal feito com azeites ou harmonizados com outros gelatos.

Conhecer a vinícola Guaspari, uma antiga fazenda de café que hoje produz vinhos premiados

Apaixonados por vinhos vão amar conhecer vinícola Guaspari e fazer um tour por seus vinhedos de boa qualidade. A vinícola é uma combinação de rótulos premiados e o patrimônio cultural existente na antiga fazenda de café e na cidade de Espírito Santo do Pinhal. A visita ainda se encerra com uma degustação, onde são apresentados quatro rótulos.

Provar os vinhos e as tapas do Jamon Jamon, misto de loja e bar, em São Francisco Xavier

A culinária do Jamon Jamon, um misto de loja e bar vai encantar os amantes da gastronomia. Além dos deliciosos embutidos e vinhos selecionados pelo espanhol David Lopez, o lugar possui uma alma e identidade que rapidamente caiu no gosto dos visitantes da cidade. Vale a visita!

Ter um refúgio cercado por verde para chamar de seu por alguns dias

Imagine passar uma temporada em um refúgio cercado pela beleza da Serra da Mantiqueira e em clima de privacidade total. 

Localizada um condomínio em Santo Antônio do Pinhal, a Villa 8 é uma das propriedades mais especiais da Matueté Villas, portfólio de casas da Matueté, produtora de viagens sob medida. Mas, esqueça tudo o que você sabe sobre aluguéis de temporada: a empresa vai além e planeja serviços para cada viajante. “Adaptamos e preparamos cada casa para receber os hóspedes, cuidamos do cardápio às compras, pensando em cada detalhe: desde a delicadeza da roupa de cama até a geleia favorita, e ainda da organização de atividades e passeios”, explica Bobby Betenson, um dos fundadores da Matueté.

O Villa 8 tem seis suítes divididas em blocos para manter a privacidade, que acomodam até 12 pessoas, em um projeto moderno, assinado pelo arquiteto Gui Paoliello. Para completar a proposta, a equipe da casa e inclui uma cozinheira. 

Outro destaque é a experiência batizada de “Noites da Mantiqueira”, uma degustação de queijos, goiabadas e outras delícias feitas por pequenos produtores da região. Com a chegada do Natal e do Réveillon, além das férias, o destino é um convite para se apaixonar pela vida na montanha. 

Casa na Serra da Mantiqueira projetada pelo arquiteto Gui Paoliello. Foto: Caca Bratke/Divulgação
Você também pode gostar