Publicidade
Portinha
Foto: Reprodução/Instagram

Eles são pequenos e tão discretos que podem facilmente passar despercebidos por quem está andando apressado pelas ruas de São Paulo, mas esses restaurantes, que geralmente tem apenas uma portinha, uma janela ou um balcão, são a nova moda da capital e têm conquistado quem os prova. De comida israelense vegana a pães de fermentação natural, e de sorvete nordestino natural a bolinhos típicos do Nepal, eles são verdadeiros achados pela cidade.

Mas, não precisa sair por aí procurando as portinhas para provar essas delícias não, tá? GLMRM separou 10 espaços que são pequenos, porém, entregam comidas e bebidas mega saborosas e artesanais; confira:

1. A Portinha

Na rua Melo Peixoto, 105, no Tatuapé, fica A Portinha, uma padaria artesanal que oferece cozinha criativa, tortas, bolos, café, comidinhas, pães e muito mais.

2. Jaffa

O Jaffa, na rua Fortunato, 298, em Santa Cecília, se dedica à cozinha de Israel, e tudo lá é vegano. O pequeno ponto é comandado por Marcel Souza, que aprendeu receitas como o faláfel quando morou no país do Oriente Médio.

3. Momu

Na rua dos Pinheiros, 480, em Pinheiros, fica o Momu. Um espaço de 7 metros onde o casal Amar e Anusha Ale, de origem nepalesa, preparam o momo, um bolinho típico de seu país natal, cozido no vapor e regado por um molho de tomate com gergelim e especiarias, que podem vir em três sabores: veggie, porco ou carne bovina.

4. Siriema Coffee Roasters

Apaixonados por café, o Siriema Coffee Roasters tem ninho em Pinheiros, na rua Artur de Azevedo, 747. É lá que eles cuidam da seleção dos grãos e da torra perfeita para cada café. Por lá, além de provar cafés especiais, você pode sentar na calçada em charmosas cadeiras de praias que fazem toda a graça do lugar.

5. Cangote Sorvetes

Para refrescar com muito sabor, você precisa passar pelo Cangote Sorvetes, na rua Aureliano Coutinho, 278, Vila Buarque. A micro-sorveteria nordestina, com produção limitada, tem opções veganas e com leite, tudo feito artesanalmente. Os sabores vão de tapioca com bolinhas da goma hidratadas e um toque de leite de coco ao de nata com goiabada. Parte das opções é vegana, feita só com água, açúcar e frutas que são encontradas principalmente no Nordeste. Quer dar uma incrementada? Tem farofas de rapadura, de amendoim e melaço de cana à vontade sobre o balcão.

6. Nosh

Na rua Baronesa de Itu, 126, em Santa Cecília, o Nosh Streetfood se dedica a sanduíches no pão pita. Todos os itens do cardápio são feitos no pão conhecido também como sírio, de produção própria e textura mais firme. Um corte na parte superior permite recheá-lo como um envelope.

A versão de pastrami leva a carne curada e defumada do peito bovino em finas fatias pouco gordurosas junto de cebola caramelada, molho de mostarda e picles de pepino. Já a opção vegetariana, o faláfel de grão-de- bico, depois de ser dourado em óleo recebe berinjela grelhada, repolho-roxo, picles de pepino e de cebola-roxa, além da inusitada mistura de molhos de tahine (de gergelim) e barbecue.

7. Seu Filão

Na rua Martinico Prado, na Consolação, não deixei de parar no número 314 para provar o pão orgânico de fermentação natural. A padaria também produz focaccias, pizzas, tortas de damasco, pera e manteiga fermentada.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 2 de Maio

Dia 2 de Maio

As notícias de hoje não são animadoras. A França está enfrentando um período de caos em várias frentes,...

Instagram

Twitter