Ícone fashion há 30 anos, Kate Moss faz 48 anos neste sábado sem descer do salto e com muitas histórias para contar, acumuladas ao longo de uma vida que é tudo, menos entediante. Com mais altos do que baixos em sua trajetória, nem os escândalos mais cabeludos tiraram o brilho da top, que segue queridinha das marcas e dos estilistas mais poderosos do globo. Fato é que Kate mudou o mundo da moda, com sua beleza não convencional, quase estranha, sua versatilidade sem limites e um estilo próprio que todo fashionista já quis copiar. Para comemorar essa data querida, Glamurama listou 20 momentos em que ela parou as máquinas. Para o bem ou para o mal, para sempre Kate.
1. Bem-vinda
Kate Moss foi descoberta aos 14 anos de idade por Sarah Doukas, fundadora da agência de modelos Storm. Aos 15, foi capa da revista britânica “The Face”, fotografada por Corinne Day. Quatro anos depois, fez sua primeira grande campanha para o perfume Obsession, da Calvin Klein. E detalhe: como veio ao mundo. Não demorou muito para que a modelo britânica ganhasse status de top, representando marcas como Prada e Yves Saint Laurent.
2. Boys, boys, boys
Kate nunca teve relacionamentos tradicionais. Seu primeiro amor (como a própria afirma até hoje) foi Johnny Depp, com quem namorou de 1994 a 1998. Sex symbol master da época, Depp arrebatou o coração da modelo e os dois se tornaram alvo da mídia, principalmente por não esconderem o lifestyle “sexo, drogas e rock’n’roll”.
Aumentando a frequência deste estilo de vida, Moss teve engatou um namoro conturbado de quase três anos com Pete Doherty, entre 2005 e 2007. O rockstar doidão – ex-BabyShambles e atual The Libertines – quase levou a top para o buraco. Foi nessa época que ela foi flagrada usando cocaína, o que colocou em risco sua carreira. Depois da polêmica, a redenção: Kate se casou com o também rockstar Jamie Hince em 2011, com três dias de festa e um vestido John Galliano, o que fez com que o estilista voltasse aos holofotes sem ser por alguma confusão. Atualmente, Kate Moss está namorando o conde Nikolai von Bismarck.
3. Lila Grace
Kate Moss deu à luz Lila Grace em 2002. A menina, sua única filha, hoje com 18 anos, é fruto do rápido namoro de Kate com Jefferson Hack, co-fundador da revista “Dazed & Confused”. A menina decidiu seguir os passos da mãe e entrar no mundo da moda e fez sua estréia em 2018 como o novo rosto da Marc Jacobs Beauty.
4. Pole dance
Em 2003, Kate apareceu – em sua melhor forma – praticando pole dance de lingerie no clipe de “I Just Don’t Know What To do With Myself”, regravação do The White Stripes para o clássico de Dusty Springfield, de 1964. Como se não tivesse como melhorar, o vídeo foi dirigido por Sofia Coppola – e a letra já diz tudo, né?
I Just Don’t Know What to Do With Myself from Charles Édouard on Vimeo.
5. Microfone
A modelo nunca negou seu lado groupie e seus namoros estão aí para comprovar. Mas foi com a banda Primal Scream que ela realizou o sonho de ser rockstar. Ela emprestou sua voz para a música “Some Velvet Morning”, lançada em 2003.
6. Polêmica-mór
No dia 15 de setembro de 2005, Kate Moss apareceu na capa do “Daily Mirror” usando de cocaína. Na época, a top namorava Pete Doherty, o problemático líder da banda The Libertines. Pouco depois da publicação, Kate perdeu a maioria dos contratos com companhias internacionais, exceto da Dior, na época sob o comando criativo de John Galliano – seu bff. Dez anos depois, a história se repetiu: jornais e sites publicaram fotos dela saindo do carro com um mancha branca no vestido, sugerindo que fosse resquícios da droga.
7. Obra de arte
Kate ganhou um retrato seu nu quando estava grávida de Lila feito por Lucian Freud (1939-2011), que foi leiloado em 2005 pela Christie’s de Londres e arrematado por 3,93 milhões de libras (hoje o equivalente a mais de R$ 28 milhões)
8. Holograma
Amiga e musa de Alexander McQueen, Kate Moss apareceu como holograma no desfile do estilista da coleção outono/invero 2006. Tá bom ou quer mais?
9. Mario Testino
Em 2010, a parceria de sucesso entre Moss e o fotógrafo Mario Testino virou livro. A publicação “Kate Moss By Mario Testino” foi lançada pela editora Taschen e reúne fotos feitas ao longo de duas décadas de trabalho e amizade entre a dupla. Item de colecionador.
10. É proibido fumar #sqn
Quem pode, pode. Em tempos de “geração saúde” e de combate implacável ao cigarro, Kate apareceu fumando na passarela da Louis Vuitton, em 2011, quando a marca ainda estava sob o comando de Marc Jacobs, também amigo íntimo da top.
11. De estilosa a estilista
O estilo próprio – e boho! – de Kate sempre foi copiado pelas fashionistas. E foi nesse mood que ela criou algumas coleções para a fast fashion britânica Topshop, que decretou falência tempos atrás. As peças voaram das lojas, obviamente!
12. Menina de ouro
De vestido Alexander McQueen, Kate brilhou no encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ela dividiu os holofotes com outras modelos, como Naomi Campbell, que desfilaram na cerimônia. Mas não teve jeito: nas redes sociais e no carão só deu Miss Moss.
13. Momento Coelhinha
Kate foi a estrela da edição especial de 60 anos da revista “Playboy” americana, em seu primeiro ensaio para a capa e o recheio da publicação. Tudo isso quase aos 40! E o feito moveu montanhas. Proibida na época de entrar nos EUA por conta da polêmica capa do “Daily Mirror”, a modelo fez com que a festa de lançamento da edição fosse transferida para Londres.
14. Boobs!
Como parte das comemorações de seus 25 anos de carreira, a top armou em outubro de 2014 uma agito no badalado restaurante 34, em Londres. E a anfitriã mandou servir champanhe em taças criadas a partir do molde de seu seio esquerdo. A responsável pela criação foi a artista Jane McAdam Freud, que se inspirou em Maria Antonieta: reza a lenda que o primeiro copo de champanhe da história, criado no século 18, foi moldado a partir do seio esquerdo da rainha francesa. Poderosas!
15. Sorria, você está na Bahia
Kate parou tudo em sua passagem pelo Réveillon de Trancoso de 2014 para 2015. Acompanhada de Jamie Hince, na época seu marido, e de Naomi Campbell, ela se jogou na festa da virada no Taípe de “pijama“.
16. Gravidade zero
Em junho de 2015, Kate foi retirada de um avião depois de causar transtorno a outros passageiros durante um voo que ia de Bodrum, na Turquia, para Londres. O motivo da confusão? Kate queria se servir de uma garrafa de vodka que mantinha na bagagem de mão, o que é proibido.
17. De presente
Em fevereiro de 2018, o fotógrafo Mert Alas ganhou uma festa surpresa considerada uma das melhores dos últimos tempos. Isso porque, na hora do “parabéns”, um bolo fake de três andares surgiu trazendo ninguém menos que Kate Moss dentro. A top saiu do bolo a bordo de um vestido justo, bordado, com um microfone na mão e, no melhor estilo Marilyn Monroe, mandou ver no “Happy Birthday”.
18. Alvo de críticas
Kate Moss é ícone e quem ousar ir contra essa máxima queimará no fogo do inferno fashionista. Mas tem gente que não está nem aí e aproveita para disparar farpas em direção à top. Foi o que fez Stefano Gabbana em junho de 2018. O site de notícias de moda ‘The Catwalk Italia’ postou em suas redes sociais uma foto em que Kate aparece usando um modelito Saint Laurent decotadíssimo e curtissímo, que deixava as pernas – sem meia – à mostra. Milhares de comentários dividiam opiniões, dentre elas a do estilista italiano que criticou a escolha do outfit.
https://www.instagram.com/p/BjuhqDbHOJH/
19. Estátua
Uma escultura de ouro de Kate Moss foi vendida em 2011 por R$ 1,5 milhão pela casa de leilões Sotheby’s. Criada por Marc Quinn em 2008, a peça foi batizada de “Siren” e pesa 10 quilos. A obra foi arrematada por um empresário asiático anônimo.
20. Uma vez rainha, sempre rainha
E mesmo depois dos 40 ela continua faturando boas cifras no mercado da moda. Em julho de 2018, Kate foi anunciada como a nova estrela da campanha de inverno 2018 da Saint Laurent, dirigida e fotografada pela dupla holandesa Inez & Vinoodh.
- Neste artigo:
- Alexander McQueen,
- Calvin Klein,
- Corinne Day,
- Jamie Hince,
- Kate Moss,
- Marc Jacobs,
- mario testino,
- modelo,
- Naomi Campbell,
- Pete Doherty,
- the libertines,
- Woodstock,