Publicidade

Sabemos que os ovos se tornaram sinônimo da Páscoa em todo o mundo, já que simbolizam a fertilidade e o nascimento. Mas, em alguns lugares ao redor do planeta, as tradições de Páscoa vão além e Glamurama pediu a ajuda do Booking.com para desvendar essa trilha. Confira a seguir!

Corrida dos Ovos – Tredozio, Itália || Créditos: Reproduçao

Corrida dos Ovos – Tredozio, Itália

Todos os anos, nesta pequena vila na província de Forlì-Cesena, na Itália, o termo ‘ovos moles’ ganha um significado diferente. A ‘Palio dell’uovo’ – ou Olimpíadas dos Ovos, como é conhecida na região – consiste em dois dias de atividades envolvendo ovos – de desafios a eventos celebrados no domingo e na segunda-feira de Páscoa. Os eventos incluem arremesso de ovos, caça aos ovos e corrida de ovos – tudo isso sem quebrá-los! A primeira competição foi sediada em 1964 e hoje conta com mais de 300 voluntários envolvidos na celebração anual.

Ovos Faberge – São Petersburgo, Rússia || Créditos: Reproduçao

Ovos Faberge – São Petersburgo, Rússia

Os Ovos Faberge são mundialmente famosos pelos adornos extravagantes e por seu esplendor, além de fazerem parte da cultura russa desde meados do século XIX, quando o Czar Alexandre III pediu que o primeiro ovo decorado fosse criado para presentear sua esposa Maria durante a Páscoa. O feito inspirou uma tradição que levou à criação de mais de 50 ovos, desenvolvidos por Peter Carl Fabergé entre os anos de 1885 e 1916. Hoje, os viajantes podem visitar a maior coleção de Ovos Faberge em todo o mundo no Museu Faberge, no Palácio Shuvalov, bem no coração de São Petersburgo, na Rússia.

Ovos Pysanka – Vegreville, Alberta || Créditos: Reproduçao

Ovos Pysanka – Vegreville, Alberta

O Pysanka é um ovo de Páscoa ucraniano, feito à base de cera e decorado com desenhos tradicionais, e praticamente toda vila na Ucrânia conta com seus próprios rituais para decorá-lo. Os motivos e cores remetem ao folclore deste país do leste europeu e são carregados de significado e simbolismo, que variam de acordo com a região. Na realidade, apesar de suas raízes ucranianas, o maior Ovo Pysanka pode ser encontrado na cidade de Alberta, no Canadá. Com uma grande comunidade ucraniano-canadense, o Pysanka de Vegreville simboliza a harmonia, vitalidade e a cultura da comunidade, além de ter sido criado como um tributo ao 100º aniversário da Polícia Real Montada Canadense.

Omelete Gigante da Irmandade de Bessières – Bessières, France || Créditos: Reproduçao

Omelete Gigante da Irmandade de Bessières – Bessières, France

Para aqueles que apreciam seus ovos na forma de iguarias culinárias e não necessariamente como adornos decorativos, o Omelete Gigante da Irmandade de Bessières no sudoeste da França é uma atração imperdível. Todos os anos, na segunda-feira de Páscoa, cerca de 50 voluntários se reúnem na pequena vila de Bessières para prepararem um omelete gigante que leva 15 mil ovos, para o deleite dos milhares de visitantes. Segundo a lenda, a tradição começou com Napoleão, que durante sua visita à região, gostou tanto de um omelete que pediu que uma versão gigante do prato fosse preparada para as suas tropas.

Ovos Washi – Japão || Créditos: Reproduçao

Ovos Washi – Japão

Embora a Páscoa não seja uma data historicamente celebrada no Japão, a tradição de decorar ovos tem sido adotada por muitos, graças à mistura de culturas. Os Ovos Washi são geralmente decorados com um papel tipicamente japonês – o Washi, que inclusive é o mesmo usado na confecção dos famosos origamis – cola e verniz. Esse mesmo papel é utilizado como toque final na decoração dos ovos, criando fascinantes adereços.

Cascarones – México (Mazatlan) || Créditos: Reproduçao

Cascarones – México

Apesar de tecnicamente não fazerem parte das comemorações de ‘Pascua’ (Páscoa) no México, os Cascarones – ovos decorados em cores vibrantes, após terem sido esvaziados e preenchidos com confetes, brinquedos ou doces – são presença garantida na quarta-feira de cinzas, marcando o fim do Carnaval. Essa festividade celebra a última chance de se divertir e de se esbaldar em delícias antes do início do jejum da quaresma. Durante as comemorações, os Cascarones são arremessados no ar por pessoas de todas as idades.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter