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Jennie
Foto: Reprodução/Instagram

Enquanto a cantora coreana Jennie é garota-propaganda da Chanel, as integrantes também sul-coreanas do grupo Blackpink são embaixadoras de sete grifes de luxo: Celine, Bulgari, Dior, Cartier, Yves Saint Laurent, Tiffany e Chanel. Jisoo, uma delas, foi a sensação da primeira fila do desfile da Dior na Paris Fashion Week. O K-pop, estilo musical popular de artistas da Coreia do Sul, é febre no mundo todo. De olho nisso, grifes de luxo passaram a adotar estratégias de marketing e publicidade envolvendo esses artistas.

 

 

Para as marcas, os músicos coreanos são valiosos e versáteis: atingem público de diversos países, têm milhões de seguidores em redes sociais, são bons de vídeos e shows. Assim, promovem produtos e lifestyle de forma múltipla e eficiente. Além disso, são originários de um continente onde o mercado de luxo só cresce. Só neste ano, o setor de luxo prevê crescimento de 12%, de acordo com relatório da Bain & Company e da Altagamma, a associação da indústria de fabricantes da indústria de luxo italiana. Segundo o estudo, o Japão é um dos maiores contribuintes para a prosperidade da área: a população apresenta investimento persistente em produtos high-end e ocupa lugar de destaque entre os destinos turísticos voltados para compras.

Lisa Blackpink
Divulgação

Soma-se a isso o fato de que Geração Z já abraçou a diversidade e influência cultural vinda de países como Japão e Coreia do sul. Assim, a estratégia de marcas como Chanel, Louis Vuitton e Gucci de trabalhar com os cantores de lá tem como base a demografia, porque os millenials e a geração Z asiática estão cada dia ganhando mais poder de compra – e, na Ásia, eles são muitos. A Bain & Company estima que em 2025, chineses representarão 45% dos consumidores do mercado de luxo global, superando até mesmo os norte-americanos. A Ásia sozinha deverá crescer 10%, graças ao aumento do poder de compra em países como Filipinas, Indonésia e Vietnã. Por acaso, os maiores consumidores de K-pop são EUA, Japão, Brasil e Filipinas.

O sucesso da parceria K-pop e luxo é tanto que o showbiz também encontrou uma maneira de surfar a onda. Séries como “Império da Ostentação”, da Netflix, acompanham de perto a vida de alguns desses bilionários. O seriado tem três temporadas na plataforma de streaming e seu sucesso gerou alguns spin-offs, como a verão que se passa em Nova York e um talkshow sobre o programa.

 

Top 10

Conheça os artistas do K-pop mais influentes do momento:

1 – Jennie, do grupo Blackpink

2 – Lisa, do grupo Blackpink 

3 – Rosé, do grupo Blackpink

4 – Jisoo, do grupo Blackpink

 

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5 –  Jackson Wang, da banda GOT7

6 –  Chanyeol, do grupo EXO

7 – Eunwoo, da banda Astro

8 –  Sehun, do EXO

 

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9 – Taeyong, do grupo NCT

 

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10 – Jimin, do BTS

 

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