Publicidade

Aconteceu no final de semana o desfile de lançamento da nova coleção da estilista baiana Isa Silva. Reconhecida por exaltar a cultura brasileira em suas criações, Isa Silva apresentou, em sua estreia no Festival Feira Preta, a coleção “Axé Odara – Dete Lima”. Com um trabalho dedicado a refletir e celebrar a diversidade e a herança afro-brasileira, a coleção foi inspirada no trabalho da também estilista baiana Dete Lima.

Dete Lima é estilista e artista plástica do primeiro bloco afro do Brasil, o Ilê Aiyê. É ela quem confecciona as fantasias dos associados do bloco e os trajes das Rainhas de Carnaval e da Banda Aiyê. Dete Lima chegou na vida de Isa Silva durante a universidade, a partir da ausência de representatividade de estilistas negras nas aulas. Foi em Dete Lima que Isa Silva reconheceu não apenas a valorização da sua cultura, mas também da sua ancestralidade. “Axé Odara” reflete a admiração de Isa Silva por Dete Lima, fundindo elementos ancestrais com uma aura de energia positiva.

Durante o desfile, que contou com apoio da SPFW, os modelos exibiram joias assinadas por Katia da Mac e penteados cuidados por Seda, marca que se destaca por oferecer uma linha exclusiva para cabelos afros. Além disso, a Banda Aiyê esteve presente, fazendo a trilha sonora ao vivo. As criações de Isa Silva contaram com uma cartela de cores que homenageia o bloco Ilê Aiyê: vermelho (representando o sangue derramado pelos negros no período da escravidão no Brasil), amarelo (simbolizando o poder), preto (a cor da pele do povo negro) e branco (representando Oxalá, o Orixá da paz).

Você sempre faz homenagem a mulheres estilistas em seus desfiles, é um propósito seu?

Sim, é um propósito meu. Elas precisam ser lembradas e exaltadas em vida. Quando estava na universidade, elas não me foram apresentadas, então tive que buscá-las por conta própria. Amei esse encontro, pois meu trabalho só existe por conta delas e de outras ancestrais.

O que podemos esperar do desfile?

Podem esperar muito Axé e muita alegria! Além de elementos que remetem ao trabalho de Dete Lima e ao Ilê Aiyê, as roupas estarão cheias de boas energias e ancestralidade.

Você desfila pela primeira vez na Feira Preta, será uma emoção diferente?

Com certeza será uma emoção muito diferente. Tenho o apoio da SPFW e estar desfilando no Festival Feira Preta, o maior da América Latina, é uma oportunidade incrível. Gostaria de agradecer à Adriana Barbosa, criadora deste maravilhoso evento.

Fotos: Waldir Evora e De Macedo

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter