Publicidade
Monica, dirigido Andrea Pallaoro
Foto: Divulgação

Antes de estrear no circuito nacional de cinema e na grade da programação do Telecine, o longa ítalo-americano “Monica”, dirigido por Andrea Pallaoro, terá uma première exclusiva para convidados nesta quarta-feira (20) no Cine Marquise, do Conjunto Nacional, em São Paulo.

Altamente aclamado no Festival de Cinema de Veneza, com direito a aplausos da plateia durante 12 minutos, e vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Annecy, retrata a história de Monica, interpretada pela atriz americana Trace Lysette, uma mulher trans que retorna à sua casa no Midwest após 20 anos para cuidar de sua mãe doente.

A trama se desenvolve com surpresas e explora temas universais como envelhecimento, beleza, rejeição e alienação. Sem a certeza de que sua mãe a reconhecerá, Monica precisa curar as feridas do passado e buscar o caminho do perdão e da aceitação. O retrato íntimo conduz o espectador ao mundo e ao estado de espírito da personagem, revelando sua dor, medo, necessidades e desejos, e iluminando sua condição humana.

Andrea Pallaoro, diretor do filme, explica que “durante os últimos anos, a doença de minha mãe me obrigou a confrontar meu passado e os efeitos psicológicos do abandono. Caminhando entre o interior e o exterior, o emocional e o físico, ‘Monica’ explora as mesmas complexidades da autoestima, as profundas consequências da rejeição e até onde chegamos para curar nossas feridas. Por meio de uma linguagem cinematográfica que surge da justaposição da estética da intimidade e da alienação, minha equipe criativa e eu mergulhamos na paisagem emocional e psicológica de Monica para refletir sobre a natureza precária da auto-identidade quando desafiada pela necessidade de sobreviver e finalmente transformar”.

Trace Lysette em cena do filme. Foto: Divulgação

Apesar de ser um filme estrangeiro, “Monica” tem um toque brasileiro. O filme conta com produção executiva e investimento internacional do estúdio brasileiro Escarlate, fundado pela produtora Joana Henning, também CEO, que celebra sua primeira produção executiva internacional.

Cena do filme “Monica”. Foto: Divulgação

“Estamos muito orgulhosos de nosso filme, que é nossa primeira produção executiva com investimento internacional. Por ter sido tão bem recebido no Festival de Veneza e ter ganhado o prêmio de Melhor Filme no Festival de Annecy, na França. ‘Monica’, uma produção ítalo-americana, é um filme fascinante com uma temática sensível. Nesta quarta-feira, 20, faremos uma première exclusiva para celebrar sua estreia brasileira, seguida de um debate. Convidamos o estilista Isaac Silva, uma força motriz na transformação da moda brasileira, para discutir não apenas o filme, mas também os temas e questões que ele suscita”, explica Joana Henning, CEO do Estúdio Escarlate.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter