Publicidade
Portugal
Reprodução/Pexels

Com os charmosos miradouros localizados em pontos altos de Lisboa e os famosos elétricos (os clássicos bondinhos da década de 1950 que percorrem as ruas íngrimes da cidade), a capital portuguesa é um dos destinos mais desejados da Europa pelos turistas, principalmente pelos brasileiros, graças à familiaridade com a língua. No entanto, viajantes que estendem o roteiro ao redor do município tendem a experimentar “uma nova Portugal”, recheada de pérolas prontas a serem descobertas, repleta de história, culinária típica e praias paradisíacas.

Algumas cidadezinhas estão localizadas no distrito de Lisboa mesmo – outras não – e são fáceis de chegar, seja de carro (para isso é importante possuir um bom mapa ou GPS) ou de transporte público. São pequenos paraísos encantadores para todos os gostos que farão tanto historiadores quanto banhistas enxergarem o país com outros olhos e valer cada quilômetro percorrido – que nem são tantos assim. Confira:

Azenhas do Mar

Reprodução/Pexels

Na região de Sintra, freguesia de Colares e a 40 km de Lisboa está localizada a Azenhas do Mar. A praia da aldeia, que necessita descer uma escadaria para encontrá-la, é pequena comparada a qualquer outra do país, mas sua piscina oceânica é um espetáculo à parte que a transforma em um sonho de lugar, daqueles que estampam cenários de comédias românticas. A dica das mais preciosas é poder apreciar o pôr do sol acompanhado (a) de bons drinques, sentado (a) na pedra e com os pés imersos na água.

Óbidos

Reprodução/Pixabay

Óbidos é uma boa pedida para fãs de Game of Thrones e admiradores da atmosfera medieval, pois é na vila de 2.200 habitantes que está o Castelo de Óbidos, considerado um dos monumentos mais relevantes do patrimônio arquitetônico português – e que se tornou um hotel. Para aventureiros, um dos atrativos é poder caminhar por cima dos muros do castelo que rodeiam encantadoras casinhas. Com paredes de até 13 metros de altura sem nenhuma proteção, o passeio desafia quem tem medo de altura, dando, de recompensa, uma vista inigualável.

Sintra

Reprodução/Pixabay

Famosa pelo microclima, ligação com o místico e a ordem dos templários, Sintra, sem dúvida, é um dos pontos turísticos mais procurados de Portugal. As andanças pelo Palácio de Pena e pelo Castelo dos Mouros levam os visitantes a uma viagem no tempo pela cidade que teve seu início há vários milênios. Para fãs de cultura pop e curiosos, é possível apreciar – somente pelo lado de fora, infelizmente – a Quinta do Relógio, mansão do século 19 situada em frente à Quinta da Regaleira, que Madonna quis comprar no período em que residiu no país, mas acabou não realizando o desejo por desavenças com a Câmara Municipal local.

Almada

Reprodução/Pìxabay

Décima maior cidade de Portugal, Almada fica tão perto de Lisboa que quem olha no horizonte do rio Tejo a vê facilmente. A 13 km da capital – ou cerca de 10 minutos de barco –, é nela que ficam os pontos turísticos Santuário Nacional do Cristo Rei (o Cristo Redentor português) e os restaurantes Atira-te Ao Rio e Ponto Final, ambos localizados à margem do Tejo propositalmente para que os turistas possam desfrutar de uma vista magnífica e perfeitamente instagramável. Se deliciar com um prato de polvo à lagareiro acompanhado de vinhos e sangrias de lá é, certamente, uma experiência inesquecível.

A íntegra da matéria está na nova edição da revista J.P, já nas bancas

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter