O turismo brasileiro viverá um verão movimentado em 2025, com mais de 59 milhões de pessoas planejando viajar a lazer entre os meses de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. Esse número representa mais de um terço da população do país, ou seja, cerca de 35% dos brasileiros irão aproveitar a estação para descansar e explorar novos destinos. A pesquisa feita pelo Ministério do Turismo e pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que, além de movimentar as economias locais, essas viagens devem gerar uma injeção de R$ 148,3 bilhões na economia, um aumento de 34% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Destinos mais procurados
O turismo doméstico será o grande destaque da temporada. A pesquisa aponta que 97% dos brasileiros devem optar por destinos dentro do Brasil. As regiões mais procuradas incluem o Nordeste, com 53% das intenções de viagem, e o Sudeste, com 37%. Praias e sol são, sem surpresa, os principais atrativos, com 54% das respostas apontando esses elementos como a principal motivação para viajar. Em seguida, o ecoturismo e as atrações de natureza são o foco para 10% dos turistas, enquanto aventura e bem-estar completam o pódio com 5% cada.
Meios de transporte e hospedagem
Quanto ao transporte, o carro próprio continua sendo a escolha predominante para as viagens, com 40% dos brasileiros optando por esse meio. Ônibus (28%) e avião (27%) completam as opções de deslocamento. Para onde ficar, 47% dos entrevistados escolherão casas de amigos ou parentes, seguidos por hotéis (25%) e pousadas (17%). A hospedagem em família é, portanto, a preferida por uma grande parte dos viajantes.
Quem não viaja?
Apesar do número expressivo de turistas, nem todos os brasileiros poderão aproveitar as férias. A falta de condições financeiras é o principal fator que impede 44% das pessoas de viajar, seguido pelos altos valores das passagens e hospedagens, que afetam 17% dos entrevistados.
A pesquisa “Tendências de Turismo – Verão 2025”, que envolveu 5.542 pessoas em todo o Brasil, revela o comportamento e as expectativas dos brasileiros para o verão de 2025. Ela foi realizada entre 14 e 28 de outubro de 2024 e foi conduzida a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.