Ivete Sangalo
Foto: Globo/João Miguel Júnior

Veveta, 50 anos: cantora ganha especial ao vivo e celebra uma das carreiras mais bem sucedidas do Brasil

1 Compartilhamentos
1
0
0
0
0

Ivete Sangalo chega aos 50 anos nesta sexta (27) e vai comemorar da maneira que mais gosta: em cima do palco e junto do público, num show ao vivo em sua cidade natal, Juazeiro, que será transmitido pela Globo.  

Dona de uma das mais bem sucedidas trajetórias do show business no Brasil, a cantora, apresentadora e atriz também celebra os 28 anos de carreira. No palco, ela apresentará a turnê “Tudo Colorido” e terá a participação do filho mais velho, Marcelo Sangalo, que vem seguindo os passos da mãe na música.

Multifacetada, Veveta passeia com talento pelos diversos cenários artísticos. Esteve no comando de programas de televisão como Estação Globo e Superbonita, foi jurada do SuperStar, técnica do The Voice Kids e The Voice Brasil e recentemente comandou o The Masked Singer Brasil.

Como atriz, tem no currículo a participação em filmes, novelas (“Gabriela”) e séries globais, como “Brasileiras” e “Brava Gente”. Veveta também emprestou sua voz inconfundível para animações, como ” Aviões”, da Disney e “Os Smurfs e A Vila Perdida”.

Herança musical

Mas foi cantando que a baiana mostrou seu talento e carisma insuperáveis para o resto do país. Ivete herdou a influência musical da família. Desde pequena, acompanhava as músicas tocadas nas horas vagas por seu pai e sua irmã mais velha, Mônica, e começou a cantar ainda criança.

Em entrevista de divulgação do “Especial Ivete 50 anos”, a artista disse não saber muito definir onde termina a carreira e começa a vida pessoal: “Minha carreira foi fundamental no fortalecimento da minha alma. Então, não tem como eu separar o pessoal e profissional, porque é uma bola de emoção que se confunde muito. Profissionalmente, tantas coisas lindas me aconteceram, tantos aprendizados. Eu trabalho com uma coisa que eu gosto; isso é tão maravilhoso!” 

O início como profissional foi aos 18 anos, tocando em barzinhos, como um no bairro de Ondina, em Salvador. Foi lá onde ela se apresentou pela primeira vez, em agosto de 1992.

Ivete Sangalo
Foto: Globo/João Miguel Júnior

Um ano depois, já assumia o comando da Banda Eva como vocalista principal, na qual consolidou sua carreira e emplacou diversos hits ao longo da década. O primeiro grande sucesso foi o disco Banda Eva – Ao Vivo. O álbum com 14 canções, incluía hits como “Arerê” e vendeu na época mais de 2 milhões de cópias.

Depois de deixar a Banda Eva, Veveta partiu para a carreira solo em 1999. Em sua estreia, naquele mesmo ano, ganhou o certificado de platina por atingir a marca de 300 mil discos vendidos. O álbum reuniu os clássicos “Canibal”, “Tá Tudo Bem” e “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim”.

Suas músicas viraram trilhas de novelas e carnavais, além de ter embalado o pentacampeonato brasileiro no futebol. Em 2002, “Festa” foi considerada o “hino” da seleção. Para receber os pentacampeões em Brasília, a baiana foi escalada para um show gratuito no seu trio elétrico pelas ruas da cidade.

Recordes

Ivete gravou o segundo disco ao vivo em 2006, no Maracanã. Em 2007, o DVD do show se tornou o mais vendido no mundo. Só no Brasil chegou a marca impressionante de 1,2 milhão de cópias vendidas, ultrapassando a marca histórica que era do U2.

Ao longo de quase três décadas de carreira, Ivete se tornou uma das artistas brasileiras mais premiadas no mundo, com pouco mais de 200 prêmios conquistados, entre os quais três Grammys Latinos.

Em 2018, a cantora ficou fora do Carnaval de Salvador pela primeira vez em 24 anos. Na reta final da gravidez, ela deu à luz às gêmeas Marina e Helena, que nasceram em pleno sábado da folia, completando a família com o nutricionista Daniel Cady, com quem está casada desde 2011.

“Na minha vida pessoal, ganhei muita, muita maturidade para muitas coisas, para outras nem tanto. Mas, meu Deus, que bom que eu peguei os caminhos que foram melhores para mim! Esse é o grande aprendizado, as minhas memórias”, celebra a cantora.

O Especial Ivete 50 Anos será exibido logo após ‘Pantanal’, e no Multishow, a partir das 00h10, com apresentação de Érico Brás.

Você também pode gostar