Publicidade
Tiago Barbosa
Foto: Divulgação/Adasat Barroso

Depois de um período longe do Brasil, se apresentando na Espanha, o ator Tiago Barbosa, de 37 anos, retornou ao país por um ótimo motivo: interpretar Milton Nascimento no musical “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem”. A peça, que está em cartaz até domingo (28) em Belo Horizonte e depois estreia em outras capitais, é dirigida por Dennis Carvalho e foi idealizada em 2019, quando a produtora Vanessa Veiga convidou Tiago para o papel principal.

“A Vanessa me ligou e disse que o Dennis Carvalho entraria em contato comigo. Eu nem acreditei que aquilo estava acontecendo, porque o Dennis sempre foi um dos diretores dos meus sonhos, com quem eu gostaria trabalhar”, conta Tiago, com um sorriso que não sai do rosto, ao GLMRM. No momento da ligação, ele lembra que estava em cartaz em terras espanholas com a peça “Kinky Boots”, e não pensou duas vezes em voltar.

Para o carioca de São João de Meriti, com passagem pelo Morro do Vidigal, interpretar Milton Nascimento nos palcos é uma dádiva. A preparação para o papel foi focada em muita leitura e pesquisas de vídeos e entrevistas sobre o cantor para conseguir chegar no resultado que esperava.

“Li o livro ‘Sonhos Não Envelhecem’, de Márcio Borges, e assisti a vários vídeos e entrevistas do Milton. Estudei ele cantando para identificar cada música, para poder fazer todo o processo”.

Bituca inspirador

Antes mesmo de ser convidado para interpretar Milton Nascimento, Tiago já tinha o músico brasileiro como inspiração. O ator revela que sempre cantava as músicas “Travessia” e “Nada Será Como Antes”, de Bituca, durante sua vida.

“Essas canções sempre estiveram no meu repertório. É engraçado porque eu cantava elas da perspectiva do Tiago e, agora, canto da do Milton. Então, foi legal o processo de ‘desconstrução e reconstrução’ para tentar deixar o Tiago Barbosa de lado e criar o meu Milton”.

E, como já era esperado, o ator não poupa elogios ao falar sobre o ídolo que interpreta: “Milton alcançou um lugar especial de respeito, mas também não podemos esquecer a forma como ele olha o ser humano e como as pessoas respeitam quem ele é. Isso é algo muito bonito”.

Foto: Divulgação/Adasat Barroso

Minas, Rio e São Paulo

O musical “Clube da Esquina – Os Sonhos Não Envelhecem” já começou a percorrer os palcos do Brasil. A estreia foi em 19 de agosto no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, onde fica em cartaz até este domingo (28). Depois, em 2 de setembro, segue para Ipatinga, também em Minas Gerais, mas para poucas sessões no Teatro Centro Cultural Usiminas.

A estreia ter sido em Minas Gerais, inclusive, não ocorreu por acaso. O “Clube da Esquina” surgiu na década de 1960 em Belo Horizonte, capital mineira, e por isso as primeiras apresentações foram dedicadas à cidade.

A partir de 9 de setembro é a vez dos cariocas prestigiarem o musical no Teatro Riachuelo Rio, no Rio de Janeiro. Já em São Paulo, as apresentações começam em 29 de outubro, no Teatro Liberdade, devendo permanecer em cartaz até dezembro de 2022.

Estreando no mesmo ano em que Milton Nascimento faz a sua turnê derradeira da carreira, a peça fez com que Tiago Barbosa sentisse certo medo ao embarcar para o Brasil para abraçar o trabalho, pois a responsabilidade não era pouca.

“No primeiro momento me deu muito medo porque é uma responsabilidade enorme. Eu paralisei toda a minha vida para poder honrar esse homem que tanto contribuiu para a música brasileira”.

Foto: Divulgação/Adasat Barroso

De volta ao Brasil

Seguindo com a vida na Espanha, Tiago estava longe dos palcos brasileiros há sete anos. Sorrindo, ele não esconde a felicidade em voltar aos teatros do nosso país; em poder cantar em português e ver rostos conhecidos nas plateias. Isso, inclusive, o deixa emocionado só de falar, como se a saudade daqui fosse algo que estivesse presa dentro dele há muito tempo.

“Voltar para cá e poder contar uma história brasileira é de um luxo sem tamanho – e uma responsabilidade também. Eu precisava disso. Já era hora de cantar em português e para um público em que consigo reconhecer alguns rostos”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter