Brasil mostrou a que veio no festival de cinema mais importante da Europa! Um dos grandes destaques deste domingo do 76º Festival de Cannes foi a première mundial do drama histórico “Fireband”, primeiro filme totalmente em inglês do cineasta cearense Karim Aïnouz. O longa arrancou oito minutos de aplausos após sua exibição no Grand Theatre Lumière.
“Fireband” conta a história de Catarina Parr (Alicia Vikander), última mulher do rei da Inglaterra Henrique VIII (Jude Law), que sobreviveu a um rei que tinha mandado cortar as cabeças de suas duas esposas anteriores (Ana Bolena e Catarina Howard).
A revista americana The Hollywood Reporter rasgou elogios e destacou que ‘apesar de estar imerso na atmosfera sombria e melancólica de um país envolvido pela peste e sob domínio tirânico, o filme é marcado por uma vigorosa atitude contemporânea’.
Karim já é bem conhecido neste festival. Em 2019 venceu a mostra paralela Um Certo Olhar com “A Vida Invisível”, além de exibir “O Marinheiro das Montanhas”, em 2021. Por mais que a ansiedade esteja nas alturas, “Fireband” ainda não tem data para estrear no circuito comercial.
- Neste artigo:
- Festival de Cannes,
- Karim Aïnouz,