Hélio Oiticica
Foto: Reprodução/Miguel Rio Branco; ©César e Claudio Oiticica

Obra imersiva de Hélio Oiticica fica até agosto em Nova York

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Após 50 anos de sua morte, o célebre artista brasileiro Hélio Oiticica ganhou um espaço para expor a obra “PN15 Penetrável” no parque Socrates Sculpture Park, no Queens, em Nova York.

A estrutura da instalação foi desenhada pelo artista no início dos anos 70, que imaginou uma instalação pública ao ar livre para a cidade americana. A obra possui cerca de 12 metros de diâmetro, e é composta por plantas, projeções de imagens e jogos de luz e sombra.

O objetivo da criação é oferecer uma estrutura que promova uma experiência totalmente imersiva aos visitantes, que conseguem adentrar a instalação e criar performances, um processo que foi apelidado por Oiticica de “crilazer”, que é a combinação de criatividade com lazer coletivo. A estrutura está aberta para visitação até o dia 14 de agosto, e é gratuita.

O projeto foi realizado em colaboração com o Projeto Hélio Oiticica e a Americas Society. A diretora e curadora-chefe de artes visuais Aimé Iglesias Lukin, comentou a iniciativa: “Esta é uma obra de arte tão radical agora quanto era nos anos 70. É uma obra de acesso gratuito que convida o público a participar e que se envolve com eles. Não temos isso com frequência.”

Você também pode gostar