Publicidade
Mick Jagger
Foto: Fiona Goodall/Getty Images

Vida longa ao rei! O ídolo do rock Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, completa 80 anos nesta quarta-feira. Claro que não ia passar batido: Mick e seus amigos vão comemorar no Chelsea Physic Garden, em Londres. A festa vai reunir em torno de 300 pessoas, entre familiares e estrelas da música e do entretenimento, incluindo seus parças Ronnie Woods e Keith Richards.

GLMRM, doidinho que é pelo Mick, preparou uma homenagem reunindo oito curiosidades sobre a vida desse que é um eterno rebelde!

O pequeno príncipe

Mick Jagger com 3 anos em sua casa na Brent Lane, Dartford (1946)

Nascido em Dartford, sudeste da Inglaterra, Mick demonstrou sua paixão pela música cedo, ao ganhar seu primeiro violão aos 14 anos.

Pedras rolando

Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts, Brian Jones e Bill Wyman em 1963

Ao lado de seu amigo Mick Taylor, que tocava baixo, formou a dupla Boy Blue and the Blue Boys, na qual também era vocalista. Enquanto frequentava a London School of Economics, em 1960, Jagger investia paralelamente em sua carreira musical, e convidou seu amigo de infância, o guitarrista Keith Richards, para se juntar ao grupo.

Logo decidiu seguir o caminho da música e deixou os estudos de lado. Após uma apresentação no Marquee Club de Londres, em 12 de julho de 1962, o nome do grupo foi oficializado como The Rolling Stones. Com o passar do tempo, a banda se consolidou e contou com a entrada de novos integrantes, como Bill Wyman e Charlie Watts.

O sucesso estrondoso dos Rolling Stones veio com hits como “Stupid Girl” e “(I Can’t Get No) Satisfaction”, que muito tempo depois, no ano de 2004, foi eleita pela revista “Rolling Stone” a segunda música mais importante de todos os tempos, ficando atrás apenas de “Like a Rolling Stone”, de Bob Dylan.

The Rolling Stones em show de 1969 || Crédito: Michael Ochs Archives/Getty Images

Midas que chama, né?

Mick Jagger e suas duas namoradas, interpretadas por Anita Pallenberg e Michele Breton, em cena do filme ‘Performance’ || Crédito: Alan Band/Keystone/Getty Images

Ao longo de sua carreira, Mick Jagger conquistou enorme sucesso, com vendas de discos que ultrapassam os 240 milhões e uma fortuna de aproximadamente R$ 2,8 bilhões.

Filhos, melhor tê-los!

Mick Jagger entre os filhos James, Lucas, Deveraux e Gabriel || Crédito: Reprodução Instagram

Jagger tem oito filhos de quatro mães diferentes, com idades entre 6 e 52 anos, e também já é avô e bisavô. O roqueiro raramente fala de seus relacionamentos amorosos, mas geralmente são mulheres conhecidas por sua beleza. A lista tem nomes como o de Marianne Faithfull, Bianca Pérez, Jerry Hall, a brasileira Luciana Gimenez, Carla Bruni e até Angelina Jolie.

Karis Jagger (52) é sua filha mais velha, com a atriz e cantora Marsha Hunt. Jade Jagger (51) é filha dele com a ex Bianca Jagger. Elizabeth (39), James (38), Georgia (31) e Gabriel (25) são filhos do relacionamento com a modelo Jerry Hall. Lucas Jagger (já com 24 anos) é filho do astro com Luciana Gimenez. O caçula é Deveraux Octavian Basil Jagger (6), fruto do relacionamento com a bailarina Melanie Hamrick.

Coração brasileiro

The Rolling Stones em show em Copacabana, no Rio De Janeiro, em 2006 || Crédito: Brian Rasic/Getty Images

Os Rolling Stones vieram ao Brasil pela segunda vez em 1998, quando Jagger conheceu Luciana. O roqueiro e a modelo foram apresentados em uma festa na mansão do engenheiro Olavo Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, no Rio.

Mick já mostrou algumas vezes que é do tipo paizão, e sua relação com o herdeiro brasileiro é prova disso. Em 2016, GLMRM teve exclusividade ao vídeo do músico dando um show à parte na escola do filho –o conteúdo foi pauta de grandes veículos de comunicação do Brasil e do mundo.

Nas redes, Mick, Luciana e Lucas postam raros cliques em que mostram a boa relação entre eles. Em 2016, por exemplo, em umas das visitas da banda ao Brasil, o cantor foi entrevistado pela apresentadora para o seu programa na televisão.

Aventuras no Brasil

Engana-se quem acredita que a única ligação de Mick Jagger com o Brasil é seu filho. O astro do rock já teve diversas aventuras marcantes no país, estabelecendo uma conexão especial ao longo dos anos. Em uma dessas ocasiões, veio acompanhado de Keith Richards para compor a icônica música “Honky Tonk Women”, na Fazenda Boa Vista, propriedade do banqueiro Walter Salles.

Foram várias passagens por aqui e nem sempre relacionadas a shows. Em 1985, outro exemplo, baixou no país para a produção audiovisual de seu primeiro álbum solo, “She’s the Boss”. O filme “Running Out Of Luck”, parte dessa empreitada, mostrou cenas de Jagger em diferentes cenários brasileiros, incluindo uma pequena cidade histórica e uma chácara no interior de São Paulo.

Essa aventura audiovisual, dirigida por Julien Temple, contou com a participação de diversas personalidades do cinema brasileiro. Mick aproveitou sua estadia para interagir com os colegas de produção e até mesmo aprender a jogar truco.

Jagger também é Sir

Joe Jagger, com Sir Mick Jagger e suas filhas Karis e Elizabeth no Palácio de Buckingham, quando ele recebeu o título de Cavaleiro (Knighthood) por seus serviços à música pop || Crédito: ROTA/Getty Images

Além de ser um ícone do rock, Mick também recebeu uma honraria especial por sua brilhante trajetória musical na Inglaterra. No dia 15 de junho de 2013 foi condecorado Sir Mick Jagger, pelas mãos do príncipe Charles, no Palácio de Buckinghan, oficializando a honraria de Cavaleiro da Ordem do Império Britânico concedida pela rainha Elizabeth II.

O estilo de Mick Jagger é referência até hoje || Crédito: Fin Costello/Redferns

Estilo Único

A influência na moda também é outra parte importante da carreira dele. Ao longo das décadas, abraçou estilos como o glam rock e mod, deixando sua marca no guarda-roupa da juventude britânica e inspirando gerações futuras. Suas camisas estampadas, calças justas, toques femininos e o uso ousado de lantejoulas e maquiagem metálica se tornaram marcas registradas.

A duradoura influência de Jagger na moda é evidente na forma como artistas contemporâneos como Harry Styles seguem seus passos, mantendo o estilo jovem underground britânico mais fresh do que nunca.

Fama de Pé Frio

Mick e Lucas Jagger em uma lembrança icônica durante a partida de semifinal da Copa do Mundo da FIFA de 2014, no Brasil || Crédito: Jean Catuffe/Getty Images

E quem não se lembra da fama de “pé frio” de Mick? Diz a lenda que, quando ele assiste a uma partida de futebol, o time pelo qual torce tem mais chances de perder.

Tudo começou na Copa do Mundo de 2010, quando declarou apoio aos Estados Unidos. A equipe norte-americana perdeu por 2 a 1. Depois veio a torcida para a Inglaterra, que perdeu de 4 a 1. Em seguida para a Argentina, goleada por 4 a 0. Até chegar na seleção canarinho, quando o cantor assistiu de camarote à maior derrota do futebol brasileiro em mundiais. Sim, estamos falando da semifinal entre Brasil e Alemanha, e o fatídico 7 a 1 no Mineirão. Mesmo mais de 10 anos depois, a brincadeira segue vivaça.

Mais curiosidades: 

– Jagger se exercita seis dias por semana e corre oito milhas todos os dias. Seu programa de exercícios inclui corrida, kickboxing, yoga e balé.

– Lançou seu primeiro filme, “Performance”, em 1969, e também fundou a Jagged Films, tendo “Enigma” como seu primeiro lançamento, com a atriz Kate Winslet.

– Sua carreira é uma das mais influentes e bem-sucedidas de todos os tempos, e em 2010 a banda Maroon 5 lançou a música “Moves Like Jagger” inspirada nele.

– Jagger e Paul McCartney discutiram seriamente sobre lançar uma gravadora, mas isso nunca se concretizou, e os Beatles fundaram a Apple Records em janeiro de 1968.

– Gosta de cantar no chuveiro, nem sempre suas próprias músicas; às vezes são canções aleatórias ou músicas que ele ouviu há anos.

– Ele também é ator: participou de mais de 10 filmes, incluindo uma ponta no clássico “Fitzcarraldo”, de Werner Herzog.

– Adicione “produtor” à lista de suas realizações: coproduziu o thriller de espionagem “Enigma” com o criador do “Saturday Night Live”, Lorne Michaels.

– Ele e Keith já encontraram Homer Simpson quando viraram animação em um episódio estrelado por astros do rock em “Os Simpsons”.

Parabéns, Mick, esperamos você aqui no Brasil de novo!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter