Publicidade
Facebook
Foto: Reprodução/Unsplash

Como Glamurama contou na última quinta-feira, o Facebook, que conta com quase 3 bilhões de usuários no planeta, estaria prestes a mudar de nome. Em uma estratégia pensada pelo cofundador, CEO e maior acionista do site de relacionamentos, Mark Zuckerberg, e revelada pelo site “The Verge”, a ideia seria tentar afastar o gigante das redes sociais de suas mais recentes polêmicas: a possível perda do controle daquilo que se pode ou não ser compartilhado em suas plataformas e o impacto disso no mundo real e em nós, a devida proteção dos dados privados de seus usuários e as falhas de seus algoritmos nesse sentido, e isso sem citar o papel do Face, WhatsApp e Instagram na proliferação das “fake news”, possivelmente um dos maiores males de nossa sociedade atualmente. Há quem diga que um “novo CNPJ” não fará muita diferença para o Facebook nesse caso, mas Zuck também ainda não revelou seu suposto plano por inteiro, e é sabido que o bilionário não é de dar ponto sem nó.

Dito isso, o que restou no Vale do Silício foi tentar adivinhar qual será o tal novo nome da Facebook Inc., a holding com ações negociadas na bolsa eletrônica NASDAQ. Muitos da meca que concentra a sede das principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos estão certos de que a palavra “meta” estará presente na nova marca, já que Zuckerberg e executivos do Facebook acreditam muito no potencial do “metaverso”, uma ideia futurista mas nem tanto segundo a qual em algum momento do futuro próximo haverá uma junção entre a realidade virtual (RV) e o mundo físico (o Facebook, aliás, não comprou a Oculus em 2014, uma fabricante de equipamentos de RV, por acaso…).

E olha que até Jack Dorsey, cofundador, CEO e maior acionista do Twitter, entrou na brincadeira. “Acho que o novo nome [do Facebook]” deveria ser ‘Central Intelligence Corporation’ [‘Central de Inteligência Corporativa’, em tradução livre]”, o bilionário postou outro dia no microblog. Dorsey e Zuckerberg, ambos considerados excêntricos, são amigos, e costumam jantar juntos sempre que o segundo prepara um assado em casa (ele só come a carne dos animais que abate pessoalmente). Eles também têm em comum o fato de que já enfrentaram forte escrutínio público, sempre saindo quase ilesos desses momentos.

A seguir, confira as principais apostas de nome que circulam no Vale do Silício para “a nova Facebook Inc.”, cujo valor de mercado beira o US$ 1 trilhão (R$ 5,72 trilhões), sendo que o anúncio da suposta nova e misteriosa identidade, suspeita-se, sairá na próxima semana:

Metanet
Persistem
Ecompass
Omniverse
Metabook
Immerse
Ecoverse
Horizon
Connect
Virtual

Em tempo: o Google também trocou de nome em 2015, quando passou a ser controlado pela holding Alphabet Inc. Na época, seus executivos fizeram isso com o intuito de evitar um desmantelamento de suas operações, já que chegaram a ser acusados de monopólio por membros do governo americano. Deu certo, e hoje a Alpbabet vale mais de US$ 1,8 trilhão (R$ 10,3 trilhões) na NASDAQ, bem mais que o PIB do Brasil em 2020.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter