Publicidade
Foto; Original from Wikimedia Commons. Digitally enhanced by rawpixel.

O que diria Leonardo Da Vinci caso visse Mona Lisa, sua joia mais valiosa (e também a mais apropriada por artistas do mundo inteiro) nos dias atuais? A culpada por inflar a imaginação é a inteligência artificial, que recriou a obra renascentista nos moldes “padrões atuais”.

Mona Lisa
Foto: Reprodução/Midjourney/ Sarah Romero

Curtiu? Seria assim mesmo? Hummm…

Mona Lisa é de todos

Aproveitando o gancho, não é de hoje que o rosto mais famoso do Museu do Louvre desperta paixão nos adoradores da arte e é constantemente apropriado por outros artistas.

Bansky, com sua ironia, foi o único que a representou com uma arma de fogo, por exemplo. O desenho do artista intitulado “Mona Lisa Bazuca” apareceu em meados de 2007 no Soho, em Londres, retratando a diva de Da Vinci com expressão poderosa, usando fones de ouvido enquanto aponta um lançador de foguetes. Crítica direta à guerra.

Foto: Divulgação

Revirando o baú achamos uma obra de Andy Warhol, de 1962, com sua característica ímpar de fazer cópias de imagens preexistentes. O pai da arte pop produziu uma série com sete telas se apropriando de Mona Lisa, intitulada “Colored Mona Lisa” e foi vendida no leilão da Christie’s, em 2015, por US$56,2 milhões.

Foto: Divulgação

Marcel Duchamp, considerado o pai da arte conceitual, foi o primeiro a dar características inusitadas e resolveu riscar barba e bigode no rosto de Mona. Intitulada “L.H.O.O.Q.”, suas letras formam a frase “Elle a chaud au cul”, ou “Ela tem fogo no rabo”, em um português bem claro. Em 2017, foi vendida por nada menos que US$750 mil em um leilão em Paris.

Mona Lisa e 8 curiosidades que talvez você não saiba

1 – É considerada a obra mais famosa do mundo e está exposta no Louvre desde 1804.

2 – Mona Lisa tem apelido: é também conhecida como “La Gioconda”.

3 – Representa os padrões de beleza do século XVI e o fato dela estar em frente à uma paisagem chamou a atenção, já que esse tipo de pintura era incomum na época.

4 – Segundo o biógrafo de arte Giorgio Vasari, a pintura é um retrato de Lisa Gherardini, segunda esposa de Francesco del Giocondo, por isso o apelido.

5 – Seu sorriso é objeto de estudo para entender as características usadas que despertam a sensação de felicidade do público.

6 – Foi a primeira vez na história que um artista retratou a posição do lado direito de um personagem.

7 – A obra pertence ao público. Segundo lei de proteção do patrimônio francês, ela não pode ser vendida.

8 – Mesmo cinco séculos depois de ser pintada, Mona Lisa ainda é alvo de estudos científicos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter