Publicidade
Foto: Divulgação

O Brasil celebra o Dia Nacional do Documentário no dia 7 de agosto, homenageando o cineasta Olney São Paulo, corajoso profissional que enfrentou prisão e tortura na ditadura militar. O gênero documentário tem ganhado destaque no país, com cerca de 700 lançamentos na última década, alcançando um público de 3,7 milhões de espectadores.

Essas obras vão além do registro da realidade, tornando-se uma poderosa forma de arte que denuncia, celebra e transforma aspectos da vida cotidiana. Grandes nomes como Glauber Rocha, Martin Scorcese, Anna Muylaert, Fernando Meirelles, Walter Salles, José Padilha e Petra Costa têm contribuído para enriquecer a cultura brasileira através de seus documentários.

GLAMUGEEK separou quatro das principais estreias do gênero:

Documentários

  • Isabella – O caso Nardoni || Netflix

Os fãs brasileiros de true crime têm motivo para comemorar com o lançamento do filme que promete explorar os detalhes obscuros e complexos do crime que comoveu o país há alguns anos. Recria o chocante assassinato de Isabella Nardoni, que abalou a nação e gerou intensos debates na mídia e nas redes sociais. Com apenas alguns minutos de duração, o trailer já sugere que o espectador será levado por uma jornada angustiante e reveladora.
Estreia: 17 de agosto

  • Chic Show || Globoplay

O documentário “Chic Show”, produção Original do Globoplay, relembra os 50 anos da famosa festa de black music que revolucionou a cena cultural e política de jovens negros e periféricos de São Paulo entre os anos de 1970 e 1990. Dirigido por Felipe Giuntini, traz depoimentos de artistas que se apresentaram na festa, como Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Sandra de Sá e Carlos Dafé, e explora o impacto que teve sobre frequentadores, como Péricles, Mano Brown, Ice Blue, Thaíde, Rappin’ Hood, Júnior Vox, Marquinhos Sensação e Salgadinho. A festa ‘Chic Show’ foi um movimento de resistência e enaltecimento da cultura negra, impulsionando carreiras de jovens artistas e ditando tendências da época. O filme é também uma imersão na história do negro paulistano.
Estreia: 31 de agosto

Foto: Divulgação
  • Johnny Depp x Amber Heard | Netflix

O documentário busca se aprofundar no julgamento de acusações entre o ex-casal de atores Johnny Depp e Amber Heard. Com acesso a entrevistas exclusivas, depoimentos e provas, a produção procura lançar luz sobre os acontecimentos controversos que marcaram essa batalha judicial. E põe controverso nisso.
Estreia: 16 de agosto

  • Untold: Jake Paul, O Garoto Problema

Neste documentário, o polêmico boxeador Jake Paul conta como foi sua jornada peculiar de sensação da internet a esportista de sucesso. Com entrevistas exclusivas, imagens dos bastidores e momentos-chave de sua trajetória, a produção busca revelar os altos e baixos enfrentados por Jake ao longo desse caminho.
Estreia: 22 de agosto

Então prepare a pipoca, escolha seu conteúdo favorito e lembre-se que há um dia no ano para comemorar o trabalho dos documentaristas.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter