Publicidade
José Saramago
Foto: Reprodução/Fundação José Saramago

José Saramago faria 100 anos no próximo domingo (16) e, para homenagear o escritor morto em 2010, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano abrirá uma série de celebrações com o plantio de uma oliveira em seu jardim na quarta (19). O plantio será feito por Violante Saramago, única filha do autor, que também participará do lançamento de um livro e de um evento que acontecerá dia 22 na instituição.

A escolha da planta tem relação com a obra e a vida do único autor de língua portuguesa ganhador do Nobel de Literatura. No livro “As Pequenas Memórias”, que escreveu ao voltar depois de muitos anos à Azinhaga, o povoado no Ribatejo onde nasceu, ele lamenta não haver mais olivais em frente à sua casa.

“Minha aldeia era rodeada de olivais, com oliveira antigas, de troncos enormes. Elas desapareceram. Senti-me como se me tivessem roubado a infância. Hectares e hectares de oliveiras desapareceram para dar lugar a culturas mais lucrativas”, escreve.

Fundação José Saramago e família. Foto: Arquivo Pessoal

Este sentimento levou a Fundação José Saramago a desenvolver um projeto para o plantio de 100 oliveiras na estrada principal do povoado. As árvores já adultas começaram a ser plantadas há um ano. Cada uma delas, com 20 e 30 anos, receberão placas com os nomes de personagens da obra do autor. A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano abraçou a causa e plantará a 101ª oliveira José Saramago.

Já no dia 22, as comemorações do centenário do autor serão celebrados com o lançamento de “Saramagos – 100 anos de José”, volume que traz textos, mensagens de amigos e admiradores retratando a vida do escritor. O rico acervo de fotos de Violante completam a publicação limitada de 350 exemplares.

Violante também participará da Série Literária, que terá como tema “Vamos Falar de José Saramago”. A filha do escritor abrirá o evento, às 10h, sob o tema “De Memórias nos fazemos”. Na sequência, o escritor português José Luis Peixoto falará sobre “Autobiografia” e, às 15h30, uma mesa reúne as escritoras Andrea del Fuego, Cláudia Lage e o jornalista Manuel da Costa Pinto, que debaterão o tema “Meu Saramago preferido”. Os ingressos estão à venda no site da fundação, que fica no Morumbi.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter