Publicidade
TikTok
Reprodução/Unsplash

Enquanto o Twitter está ocupado com o rebranding da marca que vai mudar o famoso passarinho por uma letra X, o TikTok estreou uma nova funcionalidade que amplia as opções para os criadores compartilharem suas ideias. Chamado de “postagem de texto”, o novo formato no app é capaz de “expandir os limites da criação de conteúdo”, comunicou a empresa, ao “dar à criatividade textual que vimos em comentários, legendas e vídeos um espaço dedicado para brilhar”.

O TikTok, plataforma social mais usada do mundo hoje, começou como um aplicativo que hospedava vídeos extremamente curtos, mas recentemente experimentou um modo de fotos como parte de tentativa de atrair usuários do Instagram. As novas postagens de texto provavelmente darão ao TikTok uma posição no espaço ocupado pelo Twitter/X e como o próprio aplicativo de texto do Meta, o Threads.

Quando os usuários do TikTok abrirem a página da câmera, notarão uma terceira opção: Texto. Ao selecioná-la, um campo em branco e um teclado serão carregados. O formato não é totalmente semelhante aos tweets, que têm um limite de 4 mil caracteres disponíveis. As postagens de texto do TikTok têm um limite de 1 mil caracteres. A nova funcionalidade pode não ter sido pensada para blogs, afinal o TikTok incentiva todos a pensarem nela como um espaço para poemas ou letras de música, mais do que para discussões políticas e afins.

Na verdade, a atualização se parece muito mais com a ferramenta de “criar” do Story do Instagram. O TikTok também oferece aos usuários várias maneiras de dar um toque especial ao texto, como alterar a cor de fundo da postagem, colar adesivos, marcar uma geolocalização, incorporar sons (que o TikTok imagina como “músicas que os leitores podem curtir enquanto leem sua escrita”) ou até mesmo transformar a postagem em um “duet”, o formato de tela dividida que permite que duas postagens apareçam lado a lado.

As postagens de texto expandem o alcance do aplicativo de uma maneira bastante intuitiva para introduzir palavras em uma plataforma que não foi originalmente criada para isso.

No entanto, chamá-lo de uma jogada bem calculada para atrair usuários insatisfeitos do Twitter provavelmente subestima a intenção do TikTok. O Threads do Meta acumulou 100 milhões de usuários em poucos dias após o lançamento neste mês, mas desde então começou a parecer um pouco equivocado, com o engajamento do usuário supostamente caindo 70%.

O TikTok não está posicionando essas postagens de texto como um aplicativo independente. Tendo em mente que o recurso é, na verdade, muito semelhante ao Story do Instagram, talvez a estratégia seja atacar o Meta enquanto sua atenção está distraída.

Nova parceria

O TikTok se tornou uma plataforma importante para a promoção musical, com várias gravadoras agora buscando estrategicamente alinhar as faixas de seus artistas com as tendências em constante evolução da plataforma. Algumas até mudaram os nomes das faixas para se adequar ao uso do TikTok, e com o aplicativo impulsionando bilhões em vendas de discos por meio de tendências virais, faz sentido que as gravadoras estejam prestando atenção e tentando trabalhar com essas mudanças.

A novidade da vez é que a plataforma fechou nova parceria com a Warner Music, que permitirá ao TikTok obter licença para todo o acervo musical da Warner para uso no TikTok, TikTok Music, CapCut e na Biblioteca de Música Comercial do TikTok, em formas variadas.

É um grande acordo, que terá uma série de implicações. E com a Warner entrando na parceria, é provável que as outras grandes gravadoras sigam em breve o mesmo caminho.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter