Publicidade
Obra de Chico da Silva_Foto: Edouard Fraipont

Com título inspirado no conto ‘A terceira margem do rio’, de Guimarães Rosa, a exposição “A terceira margem da estrada: arte popular brasileira” que abre em 03 de fevereiro na Galeria Luis Maluf no Jardins, em São Paulo, tem curadoria de Renan Quevedo e apresenta 15 artistas de diferentes regiões do país. Com cerca de quarenta obras. A mostra advém do resultado de pesquisas do curador que percorreu as cinco macrorregiões brasileiras, parte de seu projeto “Novos Para Nós”, que tem entre os objetivos encontrar nomes para a herança da cultura popular.

“É um registro presencial e abreviado da pesquisa que acumula mais de 200 mil quilômetros percorridos pelo país. A curadoria envolve mestres, artistas e seguidores e estabelece relações temáticas, visuais e territoriais com o conto de Guimarães”, explica o curador. Assim, a exposição traz, junto com narrativas sobre obras e vida dos artistas, um conteúdo único que abrange territórios e temáticas, como as relativas ao sertão de Nilda Neves com tempos e costumes de cangaceiros, retirantes, animais e vínculos afetivos, passando pelas matrizes de xilogravuras do pernambucano J. Borges com suas histórias vistas, ouvidas ou inventadas, e obras de Efigênia Rolim repletas de papéis de bala e outros itens encontrados nas ruas.

Obra de Getulio Damado – Foto: Tatiana Mito

Francisco Domingos da Silva, mais conhecido como Chico da Silva, também vem representado nesta exposição. Chico, que foi pintor e desenhista autodidata, começou a desenvolver sua arte em muros e em casebres da cidade de Fortaleza usando giz e carvão. Assim, e de forma espontânea, surgiam figuras oriundas de sua imaginação, sempre repletas de cores vibrantes e formas especiais. Eram dragões, peixes voadores, sereias, sapos, galos, cobras, insetos, indígenas e tantos outros que, sob a grandiosidade de seus incomparáveis traços, lhe renderam reconhecimento, nacional e internacional.

Outros artistas como Mirian Inês, Noemisa Batista, Véio, Getúlio Damado, Francisco Graciano, Vieira, Alcides Pereira dos Santos, Delão e Manoel Graciano fazem parte do elenco da mostra e cujas obras dão a dimensão do vasto acervo cultural que permeia o Brasil.

SERVIÇO

Exposição A terceira margem da estrada: arte popular brasileira’

Curadoria de Renan Quevedo

Local: Galeria Luis Maluf

Endereço: R. Peixoto Gomide, 1.887 – Jardins, São Paulo

Abertura: 3 de fevereiro – das 13h às 17h

Período expositivo: 5 de fevereiro a 15 de março de 2024

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 17h | fecha aos domingos e feriados

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter