A brasileira Janaina Torres Rueda, da Casa do Porco e Bar da Dona Onça, ambos em São Paulo, foi escolhida a melhor chef de cozinha da América Latina pela lista Latin America’s 50 Best Restaurants. Ao receber a notícia, Janaína publicou a mensagem abaixo em seu instagram:
“Hoje acordei com essa notícia tão especial, chorei de emoção. Afinal, ganhar um prêmio porque você ama seu trabalho, cozinhando, liderando e restaurando é de uma emoção tão grande que não cabe dentro de um único coração. Agradeço meus filhos por me inspirarem todos os dias, meus amigos, minha família e a toda minha equipe colaborativa que tanto luta no dia a dia para que tudo seja como pensamos, sempre proporcionando momentos felizes aqueles que venham apreciar nossa comida. Sim, somos responsáveis pela felicidade de quem entra nos nossos restaurantes! Amo ser cozinheira, amo minha profissão e quero continuar fazendo pessoas felizes através da minha comida.”
O prêmio faz parte do Latin America’s 50 Best Restaurants, criado em 2013 pela marca internacional 50 Best para celebrar a gastronomia da região e promover jantares pelo mundo com a culinária local. Sobre a chef brasileira, a organização declarou que “é uma defensora da democratização da cozinha refinada e dirige suas empresas de acordo com sua missão de melhorar e transformar a alimentação da população brasileira, oferecendo produtos artesanais e de qualidade a preços acessíveis.”
Em 2022, a Casa do Porco, de Janaina e seu sócio (e ex-marido) Jefferson Rueda, foi escolhida o melhor restaurante da lista Latin America’s 50 Best Restaurants, tendo chegado também ao 12º lugar no ranking mundial da organização.
Janaína nasceu e foi criada no centro de São Paulo, onde também está seu primeiro negócio gastronômico, o Bar da Dona Onça, aberto no Copan em 2008. Ela ainda está à frente dos estabelecimentos Hot Pork, Sorveteria do Centro e A Casa do Porco. A chef também tem no currículo participação no projeto “Cozinheiros pela Educação”, onde treinou cozinheiras para substituir produtos processados e industrializados das merendas das escolas estaduais por ingredientes in natura. O projeto beneficiou mais de 2 milhões de alunos na cidade de São Paulo.
Ao ocupar o primeiro lugar da lista, ela se une a nomes como Manoella ‘Manu’ Buffara, Narda Lepes, Pía León, Leonor Espinosa e Helena Rizzo. A premiação acontece no dia 28 de novembro no Rio.