Glamurama continua em uma viagem em busca do que há de mais cool na Espanha: já falamos sobre os melhores festivais de música, mergulhamos nas piscinas mais luxuosas, fomos às compras e falamos da rica gastronomia do país – incluindo alguns restaurantes centenários e cheios de história. Nesta semana, um assunto que nós amamos: arte! Também já contamos que Málaga, em Andaluzia, é o novo polo cultural da Espanha, conhecida como cidade dos museus. Agora, entregamos um roteiro de museus fora do circuito tradicional para conhecer por lá, lugares onde, além de apreciar a arte, é possível descobrir uma arquitetura surpreendente, comer em excelentes restaurantes, assistir a espetáculos multimídia e até curtir uma boa cafeteria. Segue a lista!
Museu Nacional de Ciência e Tecnologia (MUNCYT)
A construção do MUNCYT é uma obra à parte. O prédio, batizado Prisma de Crystal, é uma estrutura de vidro iluminada de seis andares, criada por Victoria Acebo e Ángel Alonso. O projeto já foi exibido no MoMA em Nova York. Dedicado à ciência e tecnologia, o museu é inspirado no princípio de que não há cultura sem a ciência e nem ciência sem cultura, lema que se poder ler no hall de entrada do prédio. No acervo, mais de 15.000 instrumentos científicos que datam desde o século XVI.
Onde: Plaza del Museo Nacional, 1, Corunha
+www.muncyt.es
Museu Cristóbal Balenciaga
Este museu é uma homenagem ao “arquiteto da moda” Cristóbal Balenciaga, estilista mais influente da Espanha, nascido em Getaria. O museu dedicado a sua vida e obra está localizado no topo de uma colina com vista para o mar. O acervo é dividido em roupa de dia, de cocktail, de noite, e de noiva. Bom, nós já sabemos que as criações de Balenciaga são autênticas peças de arte!
Onde: Aldamar Parkea, 6, Getaria
+cristobalbalenciagamuseoa.com
Museu Carmen Thyssen
Inaugurado em 2011, o museu exibe parte da vasta coleção de pintura da baronesa Carmen Thyssen – a mesma que empresta o sobrenome ao museu Thyssen-Bornemisza, de Madri. O acervo está agrupado em quatro temas: mestres dos séculos 13 ao 17, paisagens românticas, preciosismo, pintura naturalista e obras dos séculos 19 e 20. Acesso gratuito aos domingos a partir das 17h.
Onde: Plaza Carmen Thyssen, Compañía, 10, Málaga.
+carmenthyssenmalaga.org
Museu de Arte Contemporánea de Alicante
O centro histórico de Alicante, cuja reabilitação e valorização cultural duraram anos, precisava de uma instalação de arte. A Casa de la Asegurada, edifício mais antigo da cidade, de 1685, de frente para a Basílica de Santa Maria, agora abriga o Museu de Arte Contemporânea Alicante. As obras doadas incluem peças de Picasso, Braque, Julio González, Juan Gris, Miró, Tàpies e outros pintores do século XX.
Onde: Plaza de Santa María, 3, Alicante
+maca-alicante.es
Museu de El Greco
Localizado em Toledo, é uma mescla entre um palácio renascentista e uma mansão do século XVI. Foi residência de El Greco, pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Por isso, o museu é dedicado a sua obra, com algumas de suas últimas criações de El Greco como a série “El Apostolado”, “Las Lágrimas de San Pedro”, “Vista y plano de Toledo”, e “Cristo Redentor y San Bernardino”.
Onde: Paseo del Tránsito, s/n; Toledo
+museodelgreco.mcu.es