Os 70 anos da rainha Elizabeth no trono será marcado com quatro dias de celebração, com desfiles militares e festas de rua. Em 6 de fevereiro deste ano, Elizabeth II, de 96 anos, tornou-se a mais longeva monarca da história e a primeira britânica a celebrar um Jubileu de Platina.
Para comemorar este marco, um fim de semana especial de feriado prolongado, de 2 a 5 de junho, foi reservado para vários eventos e iniciativas. Diante tantas atividades, ainda não se sabe em quantas delas a rainha participará. Sua participação será decidida no dia por causa do que o Palácio de Buckingham chama de “problemas de mobilidade”.
Prestando homenagem a Elizabeth no parlamento na semana passada, o primeiro-ministro Boris Johnson disse que seu serviço e dedicação ao dever não tem paralelo.
“Espero que nos próximos dias possamos mostrar, com cada show e festa de rua, um amor e uma devoção para retribuir o amor, a devoção e a liderança que ela mostrou a todo o país ao longo de sete décadas”, disse.
Programação completa
O tradicional desfile militar “Trooping the Colour”, no centro de Londres, dará início, na quinta-feira (2), aos quatro dias de evento, seguido por um sobrevoo de aeronaves modernas e históricas, que coincidirá com a aparição na varanda da família real.
Já na sexta-feira haverá um serviço de ação de graças na Catedral de São Paulo, em Londres, enquanto no sábado a rainha deve participar da corrida de cavalos Derby com outros membros da família.
As comemorações terminarão no domingo, com festas de rua, um desfile pela capital britânica e o tradicional ‘Grande Almoço de Jubileu”.
- Neste artigo:
- comemoração,
- Jubileu de Platina,
- rainha Elizabeth,