Nesta quinta-feira (13), o bebê de 3 meses que esteve internado com suspeita de bronquiolite, e usou uma embalagem de bolo improvisada como uma máscara de oxigênio, teve alta do hospital Varela Santiago, em Natal.
De acordo com o G1, a médica Silvana Braga, coordenadora técnica da unidade, afirmou que o paciente seguirá internado na enfermaria. Além disso, o bebê apresentou melhora progressiva no padrão respiratório. No entanto, ainda precisaria usar uma suplementação de oxigênio com um cateter nasal.
A criança esteve internada com suspeita de bronquiolite desde sábado (8), no Hospital Municipal de Santa Cruz. Lá, ele aguardava a transferência para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Por conta da gravidade da situação, na segunda-feira (11), a equipe do hospital precisou improvisar uma máscara de oxigênio com uma embalagem de bolo.
Como apontou a médica Ellen Salviano, que construiu o aparelho junto com a equipe, a criança ficou cerca de quatro horas com a máscara improvisada. Ele esperou até a chegada de materiais emprestados de outro hospital da cidade. Segundo a profissional, esse improviso é muito comum em unidades de saúde pública.
No caso, a criança já possui um quadro delicado de saúde e estava debilitada, como afirmou Kadja Juliane, a mãe do bebê. Ele foi diagnosticado com hidrocefalia, síndrome de Dandy-Walker, além de uma malformação no cérebro que poderia causar problemas em seu desenvolvimento motor e em um aumento progressivo da cabeça. A criança também precisou usar bolsa de colostomia por conta das condições de saúde.
Ao dar entrada no hospital de Santa Cruz, ele estava com um quadro de desconforto respiratório grave, congestão nasal, febre, vômitos, diarreia e rinorreia. Na terça-feira (11), houve a transferência do bebê para Natal, onde começou a receber tratamento no Hospital Infantil Varela Santiago.
- Neste artigo:
- estado de saúde,
- inusitado,
- médico,