Nesse friozinho, nada como uma carne ao molho de vinho tinto, o que é a cara do inverno. Glamurama foi atrás do chef João Machado, do Forneria São Sebastião, no Rio, do mesmo grupo do Forneria São Paulo, para tomar nota da receita que mais sai por lá: a Paletta Di Agnello, ou paleta de cordeiro marinada no próprio molho e acompanhada de uma massa artesanal troffie. Uma sugestão perfeita para as noites de baixas temperaturas! Tome nota!
Paleta de Cordeiro no próprio molho servido com troffie
Ingredientes:
Paleta de cordeiro – 2,5kg
cenoura – 1 unidade cortada em rodelas
cebola – 1 unidade laminada
alho – 1/2 cabeça
aipo – 200 g cortado grosseiramente
tomilho – 50 g
alecrim – 50g
noz moscada e canela – 5 g
pimenta do reino – 10 g
vinho tinto Cabernet – 2 L.
sal a gosto
Modo preparo: Marinar por cerca de 12 horas o cordeiro com todos os ingredientes. Em uma assadeira (sobre o fogão) com um fio de óleo e manteiga, grelhe o cordeiro com os legumes da marinada até que fiquem dourados e formem um fundo. Neste momento, adicione o vinho. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 4 horas, até que fique completamente macio.
Rendimento: 4 porções
Massa Troffie:
Ingredientes:
farinha semolina – 250g
farinha de trigo – 250g
10g de sal
5 g de caldo de legumes em pó
200 ml de água morna
50 ml de azeite extra virgem
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes na batedeira até obter uma massa homogênea. Retirar da batedeira e passar pelo cilindro de massas até que fique na espessura desejada e bem lisa. Corte a massa no cilindro de fettuccine e divida em pedaços de aproximadamente 3 cm de comprimento. Enrole a troffie em forma de parafusos, torcendo a massa. Cozinhe em água fervente.
Aqueça em uma caçarola o molho roti tempere com tomilho, tomate casse, adicione a troffie e refogue lentamente para absorver os sabores. Finalize com salsinha picada. Enjoy!
- Neste artigo:
- cordeiro,
- Culinária,
- Forneria,
- gastronomia,
- receita,
- Rio de Janeiro,