Em um sobrado no Jardim Botânico, no Rio, com projeto de Chicô Gouvêa e iluminação de Maneco Quinderé, acaba de ser inaugurado o Volta, restaurante de Fernando e Roberto Kaplan e Daniel Oelsner, sócios também no queridinho Venga, de tapas. A ideia foi recriar o ambiente de casa da vovó, com cardápio baseado em livros de receita de família e decoração inspirada no passado afetivo das pessoas, com objetos garimpados em feiras e antiquários combinados com mobiliário anos 50 e 60. Destaque para luminárias feitas de bule, xícaras e pratos esmaltados.
* Canja de galinha, salpicão, carne assada, peru recheado, coquetel de camarão… As comidas seguem essa linha. No almoço de segunda a sexta-feira, tem a opção de menu Trivial Simples, com salada de entrada, carne, arroz e feijão e mais doces variados de sobremesa. No fim de semana, tudo é servido em travessas, no centro da mesa, como em uma refeição familiar. Os drinks levam a assinatura do bartender Jean Ponce, do D.O.M. A carta inclui o Bulhufas, com cachaça orgânica, infusão de beterraba, notas de limão e espumante brut com talo de manjericão, além de clássicos da nossa coquetelaria e licores artesanais.
* Ah, perto da entrada tem uma vitrine com bolos e sanduíches para lanches rápidos. Para completar, o projeto ainda inclui uma charmosa vendinha com itens de pequenos produtores tradicionais do interior, com goiabada, compotas, pé-de-moleque, bala de coco e ambrosia. Que tal?
- Neste artigo:
- Restaurante,
- Rio,