Dica Suzuki Grand Vitara: descubra as belezas históricas do Mar de Naufrágios!

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0

Recife, capital de Pernambuco, é um dos destinos mais descontraídos e charmosos do Brasil. Além das belezas naturais, a cidade guarda ainda um grande patrimônio histórico: palco de diversas batalhas importantes para a história do país, parte de seu litoral ficou conhecida como a “região dos naufrágios”, um palco de beleza para os mergulhadores de todos os cantos do mundo.

Durante o mês de outubro, Glamurama e Suzuki conversaram com a mergulhadora Karol Meyer -um dos maiores nomes brasileiros quando o assunto é mergulho livre- para saber as curiosidades de alguns paraísos como esse para a prática do esporte. Confira!

 

Quantas vezes você já mergulhou em Naufrágios?  

Diversas, mas procuramos somente contorná-los em apneia, pois não é seguro entrar em naufrágios nesta modalidade.  Também é bom lembrar que mesmo para o mergulho scuba (com equipamentos) é preciso qualificação e certificação para poder entrar na região –conhecida por suas águas claras e temperatura deliciosa para os mergulhos. São mais de 108 naufrágios -27 deles localizados no Grande Recife- formaram o primeiro Parque Estadual Marinho de Naufrágios de Pernambuco, conciliando a preservação com uso sustentável.

 

Quais as maiores atrações do mar de naufrágios? Algum ponto imperdível para quem pretende passar por lá?

Sempre há uma história do naufrágio que instiga o mergulhador. A sua silhueta no fundo do mar e imperdível, ainda porque funciona como um recife artificial para diversas formas de vida. Os pontos interessantes dependem da própria historia e dos seres que ali habitam. Durante um mergulho noturno, já encontrei uma enorme moreia verde, foi inesquecível! Peixes grandes também passam por lá, assim como arraias, tubarões lixa e tartarugas.

 

Como você descobriu Naufrágios? 

Quando estava à procura de pontos para mergulhar em apneia, mais profundos. Todo ano leciono um curso de apneia na cidade e saímos para um ou dois naufrágios. Um dos momentos mais atrativos para todos. Para quem se interessar, no site da Operadora de Mergulhos Aquáticos podemos visualizar os principais pontos de naufrágios de Recife nos quais podemos mergulhar. Vale a visita!

http://www.aquaticos.com.br

 

Existe algum cuidado especial para quem vai mergulhar por lá? 

Com certeza! É necessário ter habilitação de mergulho para a profundidade e habilidade de acordo com cada um dos Naufrágios –alguns podem ter perda de visibilidade por compartimentos mais fechados ou mesmo suspensões que exigem um nado especial. Várias vezes, quando mergulhamos, vemos áreas que estão em estado de deterioração e podem desmontar, então vale ficar de olho, nadar suavemente, memorizar as entradas, saídas, janelas, rombos no casco e tudo mais que o ajude a traçar uma rota e suas saídas.

 

Em Naufrágios, você acha mais interessante mergulho em apneia ou com equipamentos de respiração?

Tudo depende do tipo de naufrágio, prefiro apneia se não envolver entradas, pela liberdade. Caso contrário, somente mergulho scuba é recomendado.

 

Algum plano próximo para o destino?

Neste mês lecionarei um curso de apneia na Aquáticos Recife e teremos como destino o naufrágio Vapor Bahia – que ainda envolve um mistério sobre sua causa, há mais de 170 anos. Será emocionante!

 

*Ficou interessado? Clique aqui para saber mais sobre os cursos de apneia com a mergulhadora Karol Meyer e aqui para saber mais sobre cada um dos naufrágios de Recife!

* Aproveite para conhecer o novo Grand Vitara 2014. Acesse o site www.suzukiveiculos.com.br e fique por dentro das novidades Suzuki, curta a página no Facebook (facebook.com/suzukibr) e siga no Instagram (@suzukibr) e Twitter (@suzukiveiculos).