A Exposição de verão, projeto de sucesso da Galeria Silvia Cintra + Box 4, que abre nesta quarta-feira, em sua oitava edição, este ano selecionou os participantes através de um curador. A pedido de Juliana Cintra, idealizadora do projeto, Júlia Rebouças, curadora assistente do Instituto Inhotim, escolheu os sete participantes deste ano.
* Júlia, que também é crítica, editora e pesquisadora de arte, conta que para a escolha desta edição, intitulada de Ano Novo, reuniu um pequeno grupo de artistas para trabalhar a ideia de futuros e mundos possíveis. Segundo ela, distante da atitude desencantada que vem sendo atribuída à arte, a exposição pretende investigar proposições artísticas que envolvam utopia, esperança e um novo engajamento no mundo.
* Como uma breve história do futuro, em Ano Novo os trabalhos relatam momentos que parecem dissociados do nosso tempo e espaço reais. Ora recorrem a uma memória de amanhã, ora fazem uso da melancolia do passado. A oitava edição da Exposição de Verão apresenta artistas de diferentes regiões, com carreiras em formação, que utilizam repertórios e suportes bastante distintos, aproximando-se ao compartilhar um olhar de fantasia, ao resgatar posturas propositivas, seja pela poesia, pela beleza ou simplesmente pela necessidade de afirmar a crença neste mundo. “Destacamos nesta edição os trabalhos de Cristiano Lenhardt, gaúcho radicado no Recife, que apresenta um conjunto de obras que contempla uma instalação, gravuras e desenhos.
* Sem falar de Jonathas de Andrade, jovem artista que ganhou grande atenção desde a última Bienal de São Paulo, quando mostrou a comentada obra Educação para Adultos. Também vale ressaltar o iniciante Pedro Veneroso, de Belo Horizonte, que apresenta trabalhos em fotografia” comenta Júlia.
Galeria Silvia Cintra + Box 4 – Rua das Acácias, nº 104 – Gávea
por Antonia Leite Barbosa
- Neste artigo:
- canal rio,
- Galeria Silvia Cintra + Box 4,