Ao pensar no Pelourinho, em Salvador, logo se imagina aquela paisagem supercolorida. Mas será que sempre foi assim? Pois foi questionando isso e olhando com profundidade para a história do Pelô que o Studio Arthur Casas venceu o Concurso Nacional de Ideias para requalificação de Largos no Pelourinho do Ipac, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia. O projeto, além de repensar a cor, contempla mudanças de conforto térmico, social e ambiental, como áreas verdes e espaços para eventos culturais.
A ideia de pintar de branco a parte interna dos largos, que são patrimônio histórico da ONU, ainda está sendo discutida e precisa passar pela aprovação do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
“O que queremos mesmo é um Pelourinho vivo. A principal ousadia está na reocupação do espaço pelas pessoas”, enfatiza Rafael França, do Studio Arthur Casas.
Outro destaque bacana é um toldo que cobriria um dos largos do Pelourinho e que poderia ser usado como telão de cinema ao ar livre. Um luxo, não? Ah, e de acordo com Arthur, as obras, que serão financiadas pelo Governo do Estado da Bahia, devem durar cerca de um ano e começar em novembro de 2012, mas, segundo a assessoria de imprensa do Ipac, a realização da obra ainda não foi confirmada.
[galeria]302328[/galeria]
- Neste artigo:
- Arthur Casas,
- pelourinho,
- salvador,