Não é só na culinária japonesa que ele tem vez: o wasabi, feito a partir da raiz-forte, é versátil e ainda faz bem à saúde
Por Thayana Nunes para a Revista J.P de maio
Para os fãs de um bom sashimi, não há nada melhor do que aquela pitadinha estratégica de wasabi. Mas o gosto picante dessa pastinha verde vai muito além da culinária japonesa. O wasabi é proveniente da raiz-forte, uma planta herbácea de origem asiática e muito consumida na Europa, cuja raiz se transforma em uma especiaria perfeita para acompanhar carnes e peixes, ou condimentar azeites e vinagres. Aliás, a raiz, assim que cortada, deve ser usada imediatamente para evitar o amargor – além da versão in natura, é encontrada em pó. E não faltam motivos para ser incluída no cardápio: rica em potássio, cálcio, magnésio, fósforo e vitamina C, tem poder antibiótico e bactericida, e benefícios medicinais que ajudam no tratamento de problemas respiratórios. Melhor, impossível.
ATUM MI CUIT, Ici Bistrô
Ingredientes
(para 4 porções)
640 g de atum já limpo
320 ml de molho de gengibre
600 g de purê de wasabi
Gergelim preto e branco
Uma pitada de flor de sal
Para o purê de wasabi
Uma colher de pasta de wasabi para cada 150 g de purê de batata
100 g de manteiga
200 ml de creme de leite
Modo de Preparo
Misture tudo até formar a consistência desejada.
Para o molho de gengibre
200 ml de vinho branco
200 ml de saquê
2 gengibres ralados
1 cebola
10 g de pimenta-do-reino preta
400 ml de caldo de peixe
400 ml de creme de leite
Modo de Preparo
Em uma panela, adicione o vinho branco, o saquê, o gengibre ralado, a cebola e a pimenta preta. Leve ao fogo até reduzir pela metade. Adicione o caldo de peixe e reduza novamente a 1/3. Acrescente o creme de leite e reduza a 1/3 novamente. Coe o molho e corrija o sal.
Para o tarê
1 xícara de shoyu
1 xícara de saquê
1 xícara de açúcar
Modo de Preparo
Cozinhe todos os ingredientes e reduza até engrossar.
Preparo do prato
Tempere o atum somente com sal e pimenta. Sele-o na grelha. Depois, envolva-o na mistura de gergelim branco e preto. No prato, coloque o molho e disponha o atum ao lado do purê. Decore com molho tarê por cima do peixe. Finalize com flor de sal.
FAROFA ORIENTAL, Kappa & Kanashiro
Ingredientes
300 g de farinha de mandioca
2 colheres de chá de wasabi em pó
1 colher de sopa de alga marinha hijiki (alga seca)
100 g de nirá (tipo de alho japonês)
2 ovos
Sal a gosto
50 g de cebola bem picada
50 ml de óleo de milho
10 ml de óleo de gergelim torrado
Modo de preparo
Coloque a alga hijiki em uma vasilha com água até cobrir por cinco minutos. Retire da água e reserve. Em uma panela coloque o óleo de milho e o de gergelim torrado, refogue a cebola e em seguida coloque os ovos e mexa bem. Acrescente o wasabi e a farinha de mandioca e mexa bem. Acrescente o nirá e o hijiki e, em seguida, o sal. Sirva a seguir. É um ótimo acompanhamento para peixes grelhados ou um cozido de peixe com shoyu, saquê e gengibre.
SANDUÍCHE BULGOGI, Tigre Cego
Ingredientes
1,5 kg de fraldinha
1 pimenta dedo-de-moça
300 g de shoyu
200 g de gengibre
40 g de alho
20 ml de óleo de gergelim
100 ml de vinagre de arroz
60 g de açúcar mascavo
Modo de preparo do molho
Bata todos os ingredientes (exceto a carne) no liquidificador. Corte a fraldinha em tiras finas contra a fibra da carne e deixe marinar por 45 minutos no molho. Depois disso, frite em óleo bem quente rapidamente até dourar. Reserve.
Pão de moti
1 l de água
500 g de farinha de moti (arroz japonês)
2 pitadas de sal
1 pitada de açúcar
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, transfira para uma assadeira refratária coberta por plástico filme com alguns furinhos. Coloque no micro-ondas em potência máxima por dez minutos. Espere esfriar até poder manipular a massa. Divida em dez porções e aperte em prensa aquecida até ficar com consistência crocante. Corte as bordas do pão de moti para deixá-lo em formato retangular e recheie com a carne, cebolinha cortadinha, moyashi a gosto e tirinhas de pimenta dedo-de-moça.
- Neste artigo:
- avental,
- receitas,
- revista j.p,
- wasabi,