Reverenciado como um dos maiores cineastas da nova geração, o chinês Jia Zhang-ke acaba de virar filme. Walter Salles lançou nessa segunda-feira o documentário “Jia Zhang-ke”, durante pré-estreia para convidados no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, no Rio. Entre os convidados, Fernanda Montenegro, Mariana Ximenes, Lília Cabral, João Wainer, Natália Lage, Othon Bastos, João Moreira Salles e Maria Klabin, mulher de Walter.
“É sempre difícil apresentar um filme, mas é ainda mais quando ele é parte de um projeto tão pessoal”, explicou Walter na abertura da sessão. O documentário, que foi rodado no norte da China, é um retrato afetivo sobre o jovem realizador chinês, que volta para os locais de rodagem de seus filmes, junto com seus atores, amigos e colaboradores mais próximos.
“Jia Zhang-ke se tornou o melhor tradutor de um processo de transformação extraordinariamente rápido da China e, ao mesmo tempo, registrou isso com um afeto pouco comum. Daí a ideia de se fazer esse documentário”, conclui o diretor.
O cineasta teve seus primeiros três filmes e o último, “Hai shang chuan qi”, proibidos na China. Ele tem mais de 15 milhões de seguidores no Weibo, o Twitter Chinês, e foi considerado pelo “Le Monde” um dos maiores nomes do cinema atual.
“Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang” estreia dia 3 de setembro no Rio e em São Paulo e no dia 10 em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Recife. Confira a galeria do lançamento e mais abaixo, o trailer. (Por Denise Meira do Amaral)
[galeria]3247761[/galeria]
O trailer de “Jia Zhang-ke”.
- Neste artigo:
- China,
- cinema,
- documentário,
- Jia Zhang-ke,
- Rio de Janeiro,
- walter Salles,