Publicidade
aaaa

 

aaaa
Oja Kodar e Orson Welles foram parceiros de trabalho e de vida || Crédito: Divulgação

Oja Kodar, viúva e companheira de Orson Welles nos seus últimos 20 anos de vida, vai abrir pessoalmente a mostra comemorativa do centenário do diretor, no próximo dia 22 no cinema Caixa Belas Artes, em São Paulo. O programa, que se estende até o dia 27, vai exibir sete filmes de Orson, como o clássico “Cidadão Kane”. Neste sábado ela participa de um bate-papo depois da exibição de “Verdades e Mentiras’”, filme do qual Oja atua. Ela, que também é roteirista e escultora, conheceu Welles quando ele filmava “O Processo” e, desde então, atuou como co-roteirista e co-produtora de seus filmes. Hoje, aos 74 anos, é uma das responsáveis pela administração da obra do cineasta. Essa é sua segunda vez de Oja no país. Em 1995 ela participou como jurada da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Em conversa ao Glamurama, Oja falou sobre a vida pessoal de Orson e declarou seu amor pelo Brasil: “Se eu pudesse nascer de novo, queria que fosse aqui”.

Por Denise Meira do Amaral

Glamurama – A senhora participou da seleção da mostra?

Oja Kodar – Não. Mas a equipe que fez a seleção fez um trabalho muito bom. E não deve ter sido uma tarefa fácil. Eu não mudaria ela em nada.

Glamurama – Como foi abrir a mostra de Orson no Rio (nessa quarta-feira)?

Oja Kodar – Foi maravilhoso. Digo que se eu pudesse nascer de novo, queria que fosse no Brasil. As pessoas são ótimas e o país é encantador. E, acima de tudo, por poder falar do Orson, que foi meu grande amigo e meu amor. Fico feliz por ele.

Glamurama- Como ele era no dia a dia?

Oja Kodar – Um ser humano incrível. As pessoas acham que ele era uma pessoa terrível e severa, mas ele era muito bondoso. Ele não era excepcional em casa, nem na vida. Ele era excepcional no trabalho, isso sim. Era uma pessoa como qualquer outra, que gosta dos amigos, de escrever, de trabalhar. Ele escrevia todos os dias. No fim da vida estava escrevendo sua auto-biografia.

Glamurama -Quais eram seus segredos?

Oja Kodar – Eu conheço alguns, mas vou mantê-los em segredo (risos).

[galeria]2733131[/galeria]

 “Centenário Orson Welles”

Quando: De 22 a 27 de maio

Onde: rua da Consolação, 2423 – Consolação

Telefone: 11 2894 5781

Site: www.caixabelasartes.com.br

Venda dos ingressos: na bilheteria ou pelo site www.ingresso.com.br

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter