A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vai premiar os melhores do cinema neste domingo. E Glamurama, que já está com a pipoca em riste, mostra onde os indicados a Melhor Filme foram rodados. As locações vão da Nova York de “Birdman” à cidadezinha alemã que deu vida ao Grande Hotel Budapeste de Wes Anderson. Confira!
“Birdman” – Nova York
Tragicomédia do mexicano Alejandro González Iñárritu, “Birdman” traz Michael Keaton na pele de um ator decadente que interpretava um super-herói no cinema (qualquer semelhança com Batman não é mera coincidência) e quer voltar a ser respeitado na indústria. Para isso, resolve dirigir e atuar em uma peça na Broadway. Por isso, o filme se passa quase inteiro dentro do St James Theatre. Na vida real, o teatro vai exibir um novo musical, “Something Rotten“, a partir do dia 23 de maio.
“O Grande Hotel Budaspeste” – Görlitz, Alemanha
Ao contrário do que o nome sugere, o filme de Wes Anderson não tem nada a ver com Budaspeste. Na ficção, a história se passa no país Zubrowka, mas na vida real o filme foi rodado principalmente em Görlitz, perto da fronteira da Alemanha com a Polônia. A cidade também já foi locação de “Bastardos Inglórios”, “O Leitor” e “Caçadores de Obras-Primas”. As cenas internas de “O Grande Hotel Budapeste” foram filmadas na Görlitzer Warenhaus, uma loja também em Görlitz.
“O Jogo da Imitação” – Bletchley Park, Buckinghamshire
O filme de Morten Tyldum conta a história do matemático Alan Turing, um pioneiro na computação que levou um grupo de estudiosos ao projeto Ultra, a fim quebrar os códigos de guerra da Alemanha Nazista, ajudando a salvar milhões de vidas para mais tarde ser condenado por sua homossexualidade. O longa foi rodado em várias locações pela Inglaterra, principalmente no Bletchley Park, no condado de Buckinghamshire, uma mansão que serviu de cenário fictício. Até o dia º1 de novembro, fica aberta por lá a mostra “The Imitation Game: The Exhibition”, com o figurinos do filme.
“Selma” – Alabama, EUA
Dirigido pela californiana Ava DuVernay, o filme reproduz a história das marchas pelos direitos do negros, que aconteceram no Alabama, em 1965. Lideradas por ilustres como Martin Luther King Jr., as marchas começaram na cidade de Selma e terminaram na capital Montgomery. O percusso era de 85 km. Para sentir o clima do longa a sugestão é ir para pontos famosos das locações. como o Selma Interpretive Center, o museu Voting Rights Museum and Institute e a ponte Edmund Pettus Bridge, lugar do “Bloody Sunday”, embate entre policiais e protestantes.
“A Teoria de Tudo” – Cambridge
O longa de James Marsh conta a história do físico Stephen Hawking, interpretado com maestria por Eddie Redmayne. Foi rodado principalmente na Universidade de Cambridge, onde Hawking estudou, e em locações ao redor.
- Neste artigo:
- Alabama,
- cambridge,
- Oscar 2015,
- Roteiro,