Durante a BIAF, Biennale Internazionale Dell’antiquariato, que aconteceu entre os dias 26 de setembro e 04 de outubro, em Florença, na Itália, a joalheria brasileira Verachi oficializou parceria com uma das casas de antiguidades mais tradicionais da Itália, a Giovanni Melli, fundada em meados do século XIX.
A novidade foi firmada durante a visita feita por Lais Demarchi Pimenta, designer da Verachi, à cidade, onde acompanhou o desenvolvimento de uma nova coleção da joalheria e também visitou a Bienal. Durante sua estada, reuniu-se com o próprio Giovanni Melli, encontro que resultou em uma parceria que autoriza a joalheria a representar as peças do Antiquário Giovanni Melli com exclusividade no Brasil.
Por meio da joalheria brasileira, os brasileiros passarão a ter acesso à um catálogo rico em história, luxo e tradição em curadoria, através da joalheria clássica italiana, com peças de antiguidades de bom gosto e prestígio como joias, miniaturas, prataria e muito mais.
Sobre sua visita à Bienalle Internazionalle Dell’Antiquariato Di Firenze, a designer da Verachi, Lais Demarchi Pimenta, ressalta suas impressões: “Ao caminhar pelos espaços, notei que diferente do famoso branco das galerias, a maior parte dos antiquários levava as paredes pintadas de uma cor diferente, valorizando ainda mais as obras expostas e apresentando-as com plena harmonia. A mostra parecia ser parte integrante do Palácio, onde peças especialmente raras foram expostas, como pinturas, esculturas, mosaicos de pedra dura e tapeçarias dignas de realeza”.
Sobre o Antiquário Giovanni Melli
O negócio familiar teve início na cidade italiana de Ferraza pelas mãos de seu avô, Angelo Melli, quem primeiro desenvolveu a paixão pelas obras de arte e peças de antiguidade. Após a unificação da Itália, em 1861, a família Melli se estabeleceu em Florença, uma das cidades mais importantes do mundo para esse mercado. Lá, Angelo e a nova geração da família Melli abriram duas galerias de antiguidades, uma na Via Tornabuoni e outra na Via Guicciardini, além de uma loja de grande prestígio na Ponte Vecchio, endereços que recebem visitas de colecionadores e apaixonados por arte e antiquidades de todo o mundo.