Publicidade
agenda_nota3
Reunião em Davos, Suiça. || Créditos: Getty Images

O Fórum Econômico Mundial, em Davos, é obrigatório para entender o que se passa no mundo. Se o caso é se desligar dele, a pedida é o Burning Man. PODER fez uma seleção de alguns dos eventos mais importantes do ano que vem

Por Raul Duarte para a revista PODER de dezembro

Janeiro

FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL

Os principais líderes do mundo empresarial e político, assim como jornalistas e intelectuais, se reúnem para discutir as questões mais urgentes enfrentadas atualmente, como, por exemplo, meio ambiente e imigração. Além disso, o evento é um lugar perfeito para aumentar o networking.

QUANDO

De 17 a 20, em Davos, na Suíça.

QUEM COSTUMA IR

Alguns dos principais dirigentes do mundo, como Joe Biden, vice-presidente norte-americano, Min Zhu, presidente do FMI, ou Nelson Barbosa, ministro da Fazenda do governo Dilma Rousseff, o empresário Jorge Paulo Lemann e celebridades engajadas como Bono Vox e Leonardo DiCaprio.

FEVEREIRO

CONSUMER ELECTRONICS SHOW (CES)

Feira profissional anual patrocinada pela Consumer Electronics Association (CEA) que apresenta os novos produtos das principais empresas de tecnologia do mundo. Smart TV, Blu-ray, Xbox, entre outros, estrearam lá.

QUANDO

De 5 a 8, em Las Vegas, Nevada, Estados Unidos.

QUEM COSTUMA IR

Todas as gigantes da tecnologia: Apple, IBM, Philips e Samsung, entre outras. São mais de 3 mil expositores.

SOUTH BY SOUTHWEST

agenda_nota2
Evento reúne a nata da tecnologia americana || Créditos: divulgação

Um dos eventos mais importantes do planeta sobre inovações tecnológicas, o South by Southwest (SXSW) é o lugar ideal para quem quer ficar atualizado na área. O Twitter, por exemplo, foi apresentado durante o festival de 2007 e tornou-se fenômeno mundial instantaneamente. Paralelamente ao SXSW acontecem o SXSW Music e SXSW Film, que trazem o que há de mais novo quando o assunto é música e cinema.

QUANDO

De 10 a 19, em Austin, no Texas, Estados Unidos

QUEM COSTUMA IR

As maiores autoridades do mundo em inovação e tecnologia costumam aparecer por lá. O evento já contou com palestrantes como Jimmy Wales cofundador da Wikipedia, Craig Newmark, criador do Craigslist, e Mark Zuckerberg, do Facebook, entre outros.

BURNING MAN

agenda_nota4
Um dos eventos mais aguardados do ano || Créditos: divulgação

O evento é uma espécie de festival de contracultura que costuma atrair mais de 50 mil pessoas de todas as nacionalidades. Todos são encorajados a se expressar e é o próprio público que cria as obras de arte expostas – que são incineradas em uma grande fogueira no último dia (é daí que vem o nome do evento). O visual do deserto e a arte garantem uma experiência única.

QUANDO

De 27 a 4 (de setembro), no Black Rock Desert, Nevada, Estados Unidos

QUEM COSTUMA IR

Artistas, representantes da cultura alternativa e curiosos em geral que pagam US$ 400 pelo ingresso.

PICNIC – EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE

agenda_nota
Evento reúne empreendedores que querem inovar.|| Créditos: divulgação

Em 2006, dois empreendedores holandeses visitaram o Vale do Silício e resolveram trazer para a Europa um encontro para falar sobre tecnologia e inovação, mudando a rota desse tipo de evento que, usualmente, acontecia na Califórnia. As discussões vão de smart cities à robótica e a ideia é debater e apresentar soluções criativas, e relacionadas a novas tecnologias, para problemas sociais e ambientais. A edição brasileira do Picnic aconteceu pela primeira vez em 2016.

QUANDO

Em setembro, em Amsterdã, Holanda, e, em outubro, no Rio de Janeiro

QUEM COSTUMA IR

Experts em inovação, como professores, urbanistas, diretores de ONGs, artistas e jornalistas, que ficam responsáveis pelas palestras.

CONFERÊNCIA MUNDIAL DO CLIMA (COP)

Organizada pela ONU, conta com os  principais líderes mundiais que discutem as mudanças climáticas e suas possíveis soluções. Em 2016, a 22ª edição, que aconteceu em Marrakesh, no Marrocos, atraiu um público de mais de 20 mil pessoas

QUANDO

De 6 a 17, em Bonn, Alemanha.

QUEM COSTUMA IR

Além das principais lideranças do mundo, que comparecem ao evento, milhares de pessoas se reúnem para protestar e discutir as questões propostas durante a COP.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Março

Dia 26 de Março

Moda atemporal Através de hábeis jogos de recortes e proporções, a marca Alfie transformou o contraste entre o...

Instagram

Twitter