Publicidade

Sob a coordenação dos curadores Agnaldo Farias e Priscyla Gomes, mostra reúne obras de 12 artistas

TalitaHoffmann – Foto: TatianaMito

 

Por Jucelini Vilela 

Após um mês de imersão, os 12 artistas selecionados em edital público para o Programa de Residência 2024 da Usina Luis Maluf têm seus trabalhos expostos em mostra, a partir do dia 24 de fevereiro. Sob coordenação dos curadores Agnaldo Farias e Priscyla Gomes, as obras de Aline Moreno, Ana Raylander Mártis dos Anjos, Ana Rorras, Desirée Feldmann, Isis Gasparini, João Cardoso, Liliana Sanches, Luciana Rique, Rafael Amorim, Sabrina Savani, Talita Hoffmann e Vinicius Lopes ocupam o espaço criativo da Barra Funda, em São Paulo. O projeto, que recebeu cerca de 500 inscrições, visa a formação de jovens talentos e sua consolidação no mercado artístico.

Sabrina Savani – Foto: TatianaMito

Com acompanhamento de projetos e conexões com profissionais do circuito de artes visuais do país, os artistas conceberam 102 obras inéditas entre pinturas, esculturas, fotografias e instalações. Criações que marcam os diversos suportes utilizados pelos residentes, com distintas linhas de pesquisa. Durante o período experimental, cada artista teve um espaço para realizar suas obras, incluindo bancada própria e materiais de trabalho. Para além de um local de criação, os participantes tiveram acesso a um acompanhamento de carreira que se relaciona com outras áreas da profissão, como o estreitamento com curadores de interesse e visão mercadológica.

Liliana Sanches – Foto: Tatiana Mito

Instalada na Barra Funda, região que vem se tornando um polo das artes plásticas, “a Usina Luis Maluf é uma verdadeira usina mesmo, um ambiente de experimentação, um espaço onde os artistas podem desenvolver novas ideias ou tirar projetos do papel com o acompanhamento crítico e construtivo da equipe múltipla que colabora para a residência”, explica Luis Maluf, idealizador do programa e fundador da Galeria que leva seu nome. A residência também foi composta por encontros com importantes nomes das artes, como Leda Catunda, Daniel Senise e Tiago Mestre, que os receberam em seus ateliês, além das visitas de curadores convidados, Horrana Santoz, Luciara Ribeiro, Rodrigo Villela. 

Liliana Sanches – Foto: TatianaMito

“O projeto de residência da Usina Luis Maluf  nasceu em 2021 com a proposta de fomentar a produção artística do nosso país e oferecer ferramentas a esses artistas. Um programa como esse é diferente de tudo que é visto atualmente no circuito de galerias pelo país. Com o projeto, a Luis Maluf Galeria de Arte tem entre os ideais preparar profissionais para o mercado, em alinhamento com seus principais pilares: fomento, incentivo, acesso e educação”, completa o galerista. Dessa forma, a Usina Luis Maluf consolida sua atuação também como um espaço educativo e de ações sociais, desenvolvendo artistas para as diversas situações que se impõem no cotidiano desses profissionais.

 

Serviço:

Exposição do 3º Programa de Residência Artística
Agnaldo Farias e Priscyla Gomes – curadores e coordenadores da Residência ULM 2024
Local: Rua Brigadeiro Galvão, 996 – Barra Funda
Abertura: 24 de fevereiro, às 13h
Período expositivo: 24 de fevereiro até 23 de março
Horários de visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 17h.
Entrada gratuita

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter