O uruguaio Luis Camnitzer é quem assina o próximo Livro de Artista da Ikrek, editora dos gêmeos Pedro e Luiz Vieira, que cria obras em conjunto com grandes nomes da arte; sempre em forma de livro. O lançamento será na Casa Daros, no Rio, dia 04 de setembro, com a presença de Camnitzer, que fará um conversa com Hans-Michael Herzog, curador da coleção Daros, e Humberto Vélez, pesquisador na área de pedagogia radical.
Batizado “Anotações”, o livro explora justamente a questão da educação, no formato do tradicional caderno pautado vazio, para que o público preencha “mentalmente” suas anotações. Só que as folhas do caderno, quando viradas, se transformam em um céu azul com nuvens, imagem-referência na obra conceitual de Camnitzer, já usada em uma instalação na 11ª Documenta de Kassel. Tudo isso graças a uma impressão especial. Os livros estão sendo finalizados à mão e terão edição limitada de 500 exemplares, sendo que 50 deles terão encadernação especial numerada, com a assinatura do artista.
Em tempo: o primeiro Livro de Artista da Ikrek, da brasileira Sandra Cinto, teve um de seus exemplares adquiridos pelo MoMA, a primeira obra da artista a entrar no seleto acervo do museu,
Aperte o play e vire a página. Poesia pura!
- Neste artigo:
- Casa Daros,
- Hans-Michael Herzog,
- Humberto Vélez,
- Ikerk,
- Luis Camnitzer,
- Pedro e Luiz Vieira,
- Sandra Cinto,