Considerado um dos maiores prêmios da publicidade internacional, o Cannes Lions de 2020 não será entregue em junho como nos anos anteriores desde seus primórdios, que datam de 1953. Nessa terça-feira, foi anunciado que a próxima edição da premiação – que é oficialmente conhecida como Festival de Criatividade de Cannes e acontece anualmente na cidade no sul da França da qual empresta o nome – foi postergada para outubro, em razão da pandemia global de Covid-19.
O presidente francês anunciou também na terça que a partir dessa quarta-feira o país entrará em um bloqueio de 15 dias, durante o qual os franceses serão obrigados a permanecerem em casa e os eventos com muitas pessoas estarão proibidos. São grandes, no entanto, as chances de que a quarentena coletiva dure bem mais do que isso, uma vez que pelo menos 148 pessoas morreram na França por causa do novo coronavírus e outras 6 mil foram infectadas com a doença.
Como Glamurama contou no começo do mês, o Festival de Cinema de Cannes também está fortemente ameaçado de ter sua edição de 2020 – marcada para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio – igualmente adiada para mais pra frente ou até mesmo cancelada. A desse ano do MIPtv, outro grande evento realizado em solo francês que nesse caso reúne produtores de televisão, foi cancelada semanas atrás por conta da mais nova ameaça sanitária mundial. (Por Anderson Antunes)