06.03.2020  /  11:43

Alerta geral: Festival de Cinema de Cannes está fortemente ameaçado por causa do coronavírus

Festival de Cannes ameaçado || Créditos: Getty Images

São grandes as chances do Festival de Cinema de Cannes desse ano seja adiado ou até mesmo cancelado. E o culpado por isso é, mais uma vez, o Covid-19, já que nessa quinta-feira o Ministério da Saúde da França prorrogou a validade da medida de emergência anunciada no último dia 29 para combater o alastramento do novo coronavírus, que proíbe encontros em público com 5 mil ou mais pessoas estão proibidos até o dia 31 de maio.

O problema é que a edição desse ano do maior evento francês dedicado à telona está marcada para acontecer entre os dias 12 e 23 de maio, portanto dentro do prazo da tal proibição. Oficialmente, representantes do gathering cinematográfico dizem que a medida não os afeta, já que o público total registrado no festival do ano passado foi de 12.527 participantes, e nunca mais do que 5 mil em uma única ocasião. Mas nos bastidores o clima é de tensão…

Isso porque há a possibilidade de que o novo coronavírus continue se espalhando por solo francês, o que exigiria medidas ainda mais fortes. Considerado um dos eventos de televisão mais importantes do mundo, o igualmente francês MIPtv anunciou na quarta-feira que sua edição de 2020, que seria realizada entre 30 de março e 2 de abril, foi cancelada por causa do surto da doença. Até o momento, a França tem 285 casos de Covid-19 confirmados em 13 regiões do país. (Por Anderson Antunes)