Publicidade

 

Por Mirella Penteado

Se o detox está mais na moda do que nunca no Brasil, a culpada é Andrea Henrique. Guru dos globais e da turma jet-setter do eixo Rio-São Paulo, a nutricionista resolveu abrir o seu programa de desintoxicação alimentar – e emagrecimento! – para os meros mortais. Ela lança seu primeiro livro, “Detox”, com segredos – até então adquiridos apenas pelos mais privilegiados – para limpar o organismo e perder alguns quilos em 7 dias. Ah, Andrea manda avisar que quer lançar uma coletânea de suas dicas sobre o assunto. Glamurama, que é fã do projeto, fez um bate-bola com ela.

– Como você se tornou um “guru” do detox? “Eu trabalho como chef e divulgo essa alimentação vegana e raw food há mais de 10 anos. Trabalhei pela Europa inteira com meu Home Spa. E antes de virar esse modismo, que alguns profissionais até banalizam, eu já defendia essa alimentação por filosofia e porque realmente vivencio o que proponho. Levo aos meus clientes amor e saúde em forma de comida – esse é o segredo do meu sucesso!”

 – Quem são as celebridades que aderiram ao seu programa de detox? Giovanna Antonelli, Cleo Pires, Deborah Secco, Gloria Maria, Tony Ramos, Luciano Huck…”

– Alguém já passou mal fazendo o detox? “Podem ocorrer alguns sintomas devido a abstinência de algum item que sai do dia a dia da pessoa, como por exemplo a cafeína. Pode ocorrer também uma dor de cabeça, mas passar mal ninguém, graças a Deus, passou”

Quais são os maiores pecados da alimentação hoje em dia? Os excessos! Mas a modernidade trouxe uma praticidade de congelados, enlatados e embutidos que fazem mal à saúde”

– O detox, a princípio, dura 7  dias. Pode ser prejudicial fazer por mais tempo? Não faz mal, mas se o cliente fizer por mais de duas semanas oriento incluir um peixinho ou omelete de claras, para não sentir tanta falta da proteína, principalmente se a proposta e a filosofia dele não forem abrir mão das proteínas animais”

Como se dá o processo do detox no organismo? “Temos um corpo extremamente sábio que executa sozinho todas as funções de regeneração celular e eliminação de toxinas. Nosso programa apenas retira, durante um período, itens que sobrecarregam essas funções que fazemos diariamente, como a lactose e o glúten. Tudo para acelerar a limpeza natural do organismo, com um cardápio a base de frutas, sementes e grãos”

Você faz o detox com qual frequência e há quanto tempo? “Eu vivo há 15 anos com uma alimentação vegetariana, por respeitar outros seres, e não com o objetivo de emagrecer”

O que mudou na sua vida? Antes de cortar as carnes eu vivia com a boca cheia de aftas, como se meu organismo ficasse mais ácido cada vez que eu comia. Me sentia com a digestão pesada e menos disposta. Mudei meus hábitos por instinto, porque eu sempre escutei o meu corpo e tive a sensibilidade para perceber o que me faz bem ou mal”

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 17 de Abril

Dia 17 de Abril

3 boutiques de streetwear para descobrir em Paris Embora Paris seja conhecida por suas prestigiosas boutiques de luxo,...

Instagram

Twitter