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Estilista sobre cultura mineira: sedutora, afetuosa e cheia de charme

Por Denise Meira do Amaral

Um dos principais expoentes da moda mineira e eleito um dos sete estilistas mais inovadores do mundo pelo Design Museum de Londres, Ronaldo Fraga é otimista e acredita que a nova geração de estilistas já pode acreditar num caminho próprio. Em entrevista ao Glamurama, o estilista analisou o Minas Trend, o futuro da moda e ainda fez suas apostas para o próximo verão. Confira!

O que achou de ser eleito um dos sete estilistas mais inovadores do mundo [pelo Design Museum de Londres]?
Primeiro, acho que o mundo está de olho no Brasil e no que ele está fazendo. A nova geração de estilistas já pode acreditar no caminho próprio e autoral. Penso a moda como futuro – ela é muito mais do que roupa. Tenho falado que a moda está louca para se libertar dos limites da roupas, podemos entender o país através dela.

Em quais tendências você apostaria para o verão de 2015?
Na verdade não existe muito mais isso de tendência, mas tenho visto uma onda de romance, otimismo e esporte no ar. O esporte muito em função de um novo estilo de vida das grandes metrópoles, com exercícios outdoor, como corrida, caminhada e ciclismo. É a volta da ocupação das praças. O romantismo pela busca de um clima perdido, da volta de um novo luxo. Já o otimismo porque está tudo tão incerto no mundo moderno, globalizamos todos os problemas – então haja otimismo!  E isso pode ser visto na explosão de cores e estampas nas passarelas.

Qual a importância do Minas Trend para o Estado e para o país?
O Minas Trend é hoje o principal salão de negócios do país. Tivemos muitos erros e acertos [nas 14 edições], mas hoje já temos muito mais acertos, e virou esse grande evento que é. O Minas Trend ocupa um lugar que há muito tempo o mercado de moda vinha procurando, de um salão de negócios diverso. Já temos inclusive marcas do Brasil todo na feira.

Qual o diferencial da moda mineira?
Em Minas, mesmo as roupas mais simples têm clima de roupa de festa. Temos sempre um bordado escondido, o cuidado com o acabamento, e isso transpassa em todos os segmentos. Mas quando encontro com jornalistas que querem conhecer Minas, vejo que eles querem saber muito mais que roupa, querem ver a própria cultura mineira, que é sedutora, afetuosa e cheia de charme.

 

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