Sabidos toda a vida, os romanos aproveitaram como ninguém a vocação de remédio natural do rosmarinus (orvalho do mar), o alecrim: ele alivia enxaqueca, dores musculares, tem propriedades anti-inflamatórias e ainda dá uma forcinha na memória – #ficaadica. Com folhas em formato de agulha e perfume bem característico, o ingrediente é um verdadeiro curinga na cozinha. Vai bem com as mais variadas carnes e carboidratos, além de finalizar molhos, chás e até drinques. Prova disso são as receitas do mês assinadas pelos chefs do Astor, A Figueira Rubaiyat e Loi Ristorantino. (Da seção Avental, na revista Joyce Pascowitch de setembro)
Gim tônica Mare, Astor
INGREDIENTES
1 bouquet com tomilho, alecrim e manjericão
50 ml de gim Mare
1 azeitona verde
5 cubos de gelo
175 ml de água tônica 1724
MODO DE PREPARO
Perfume as paredes de um copo balão com o bouquet de ervas. Adicione o gim e encha o copo com gelo até a boca. Decore com as ervas e a azeitona. Complete, vagarosamente, com a tônica preservando o gás.
Frango caipira marinado com alecrim e limão-siciliano, A Figueira Rubaiyat
INGREDIENTES
1 frango de 450 g
1 colher de (sopa) de
mostarda dijon
Raspas de meio limão-siciliano
2 galhos de alecrim desfolhado
(não picado)
1 galho de tomilho desfolhado
3 colheres de sopa de azeite
extravirgem
MODO DE PREPARO
Coloque a mostarda, o alecrim, o tomilho e as raspas de limão-siciliano numa travessa. Acrescente o azeite lentamente e mexa até ficar cremoso, como uma maionese. Passe essa mistura no frango e deixe assim de um dia para o outro para ressaltar o tempero. Leve o frango ao forno preaquecido (de 170 a 200 graus) por 15 a 20 minutos.
Risoto com flor de alecrim e prosecco, Loi Ristorantino
INGREDIENTES
280 g de arroz carnaroli
50 g de cebola (picada bem fina)
400 ml de vinho prosecco
50 g de manteiga sem sal
250 ml de caldo vegetal
120 g de queijo grana padano ralado
90 ml de azeite extravirgem
50 g de flores de alecrim (só a flor)
Sal e pimenta branca a gosto
MODO DE PREPARO
Em uma panela preaquecida, coloque a manteiga e a cebola e refogue até ela ficar translúcida. Acrescente o arroz e misture bem por um minuto em fogo alto. Acrescente metade do prosecco, deixe evaporar o álcool e, aos poucos, junte o caldo bem quente. Abaixe o fogo para uma temperatura média e deixe cozinhar por cerca de 14 minutos, mexendo algumas vezes. Retire a panela do fogo, acrescente o azeite, o grana padano, metade das flores de alecrim e 100 ml de prosecco. Misture bem. Ajuste o sabor com sal e pimenta a gosto. O ponto da cremosidade é muito importante (se precisar, acrescente mais um pouco de caldo). Sirva em pratos fundos e decore com mais flores de alecrim e duas colheres de prosecco por cima do risoto.