Completar 60 anos de uma carreira artística que transita por áreas tão diferentes como fotografia, pintura e poesia não é pra qualquer um. Imagine então organizar essa miscelânea de referências em um único livro. Pois este foi o desafio de Fernando Lemos em "Percurso", que teve coquetel de lançamento na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, nessa quinta-feira.
* "O que está no livro eu não fiz sozinho, muita coisa fizeram por mim. Fui expulso de Portugal – nos anos 1950 – por uma ditadura que não era minha culpa. Desde então, meu trabalho é minha adaptação por aqui. É como eu me tornei artista e hoje posso publicar essa obra cuja grande parte, a minha produção desde que cheguei", disse o artista em meio aos autógrafos.
* Muitos amigos e fãs foram prestigiar o lançamento nos Jardins: Bruno Barreto comentou que tinha tido acesso ao livro antes do lançamento e ficou fã da obra de Lemos: "Gostei tanto que ele está me inspirando, usarei várias referências que estão no livro no meu próximo filme". Além dele, também passaram por lá Bárbara Paz e Hector Babenco, Ivald Granato, Paulo Caruso e Luiz Osvaldo Pastore, entre muitos outros.
- Neste artigo:
- arte,
- fernando lemos,