Publicidade
Detalhe da tela “Moulin de la Galette”, de 1889 || Créditos: Divulgação
Detalhe da tela “Moulin de la Galette”, de 1889 || Créditos: Divulgação
Detalhe da tela “Moulin de la Galette”, de 1889 || Créditos: Divulgação

A partir do dia 30 deste mês até 1º de outubro será possível mergulhar de cabeça na exposição “Toulouse-Lautrec em vermelho”, maior mostra dedicada à obra do francês Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) já realizada no Brasil e que vai ocupar um andar inteiro do MASP com 75 obras.

Das 11 obras de Toulouse-Lautrec da coleção do MASP, a maior e mais importante em uma instituição na América Latina, 9 estarão expostas. As demais serão empréstimos de alguns dos principais museus e coleções particulares do mundo como o Musée d’Orsay de Paris, Tate e Victoria & Albert Museum de Londres, The Art Institute of Chicago, National Gallery of Art de Washington e o Museo Thyssen-Bornemisza de Madrid.

Conhecido como um dos artistas centrais da Paris do final do século 19, Toulouse-Lautrec conseguiu capturar como nenhum outro artista a efervescência noturna da capital que despertava para a modernidade, quando suas ruas foram iluminadas a gás e as mais diversas figuras passaram a se encontrar nos espaços públicos, entre burgueses, boêmios, prostitutas, dançarinos e artistas.

“Toulouse-Lautrec em vermelho” tem curadoria de Adriano Pedrosa e traz cenas de apresentações em cabarés, danças em bares, bailes de máscaras, retratos de figuras da sociedade e do célebre bairro Montmartre. A exposição traz também cenas interiores das maisons closes, como eram chamados os bordéis da época, com suas trabalhadoras em momentos de descanso e intimidade, em seus afazeres cotidianos.

A exposição conta ainda com cerca de 50 documentos da época, entre cartas, bilhetes, telegramas e fotografias do artista e seu círculo de amigos. A coleção, reunida pelo editor Pedro Corrêa do Lago ao longo de mais de 20 anos, cobre todo o arco temporal da vida de Toulouse-Lautrec: desde sua primeira carta, aos 7 anos, onde apenas assina seu nome, à última que escreveu, no verso de uma mensagem de seu amigo Paul Viaud à sua mãe, alguns meses antes de sua morte, em 1901. Imperdível!

TOULOUSE-LAUTREC EM VERMELHO
De 30 de junho a 1 de outubro de 2017
Avenida Paulista, 1578, São Paulo / (11) 3149-5959

[galeria]4478376[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter